Views

Histats

Vitrine

VBA: 8 Dicas para reduzir erros durante o desenvolvimento

8 Dicas para reduzir erros Certamente não podemos eliminar completamente todos os Bugs do nosso código VBA, mas podemos evitar muitos deslizes comuns durante o processo de criação e desenvolvimento. Geralmente tais cuidados vão requerer um mínimo de ajustes ao modo como desevolvemos nossas aplicações.
) - Utilize a expressão "Option Explicit" no início dos seus módulos. Isso o forçará a inicializar quaisquer variáveis que por ventura crie no seu código. Definirá o tipo e assim saberá o seu conteúdo. É verdade que isso lhe acrescentará um pouco de trabalho, mas o retorno será excelente, pois lhe poupará de problemas como utilizar tipos diferentes de variáveis, escrever erroneamente o nome delas e o melhor de tudo, suas rotinas serão executadas muito mais rapidamente.
) - Adapte-se a idéia de "identar" o seu código. A identação ajuda a compreender o fluxo de idéias que o seu código quer transmitir. Serve de ajuda quanto a identificar certo procedimento no código. Se você utiliza: (FOR...NEXT, WHILE, IF, CASE), por exemplo, considere a indentação como um modo de facilitar em muito a identificação de partes do seu código.
) - Cuidado com a expressão "On Error Resume Next". Esta instância faz com que o MS Excel ignore qualquer erro e continue o processamento. Em algumas situações fará o Excel ignorar erros que não devem ser ignorados. Talvez existam erros no seu código que você sequer tenha percebido, por causa deste comando. ) - Use comentários, não economize com eles. Nada pode ser mais frustrante do que ao revisitar um código desenvolvido a uns meses, perceber que não deixou ali nenhuma "cola" para ajudar no seu trabalho. Adicione alguns comentários para descrever sua lógica, isso poderá lhe poupar muito tempo em eventuais manutenções no código. ) - Quando possível, mantenha suas Funções e Rotinas com uma codificação simples e clara. Escreva seu código em módulos pequenos, cada um deles descritos de forma simples e bem definida. Isso tornará qualquer debugagem posterior mais fácil. ) - Quando disponível utilize o gravador de macro (ou um gerador automático de código) para ajudá-lo a identificar (definir) as propriedades e métodos. Caso não consiga se lembrar de um nome ou sintaxe de uma propriedade ou método, utilize o gravador de macro (ou um gerador automático de código) para resolver rapidamente o seu problema. E lembre-se, sempre poderá recorrer ao help e à Internet. ) - Sempre considere soluções diferentes para o mesmo problema. Não é raro demorarmos para implementar uma solução que não se adequa muito bem a aplicação como um todo. Nesses casos considere a possibilidade de olhar para outro lado e desenvolver algo (por vezes) totalmente diferente para "encaixar" essa solução pontual ao conjunto da aplicação. ) - Compreenda como utilizar o debugador. O debugador é uma excelente ferramenta quando usada plenamente. Habitue-se a consultar o help e aprender tudo o que pode retirar do debugador. Conseguirá poupar muito tempo!

✔ VBA Brazil®

✔ VBA Brazil®
brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
diHITT - Notícias