VBA Access - Propriedades de uma consulta - Query´s Properties - Propriedade SourceConnectStr e SourceDatabase

Outra propriedade importantíssima para compreendermos o conteúdo e mesmo como parametrizá-la é a SourceConnectStr e SourceDatabase
Propriedades.jpg
Propriedades SourceConnectStr e SourceDatabase
Podemos utilizar essas propriedades para acessar dados externos quando não pudermos vincular tabelas externas a seu banco de dados.
A propriedade SourceConnectStr especifica o nome do aplicativo utilizado para criar um banco de dados externo (banco de dados externo: a origem da tabela a ser vinculada ao banco de dados atual ou para ele importada, ou o destino de uma tabela a ser exportada.)
A propriedade SourceDatabase especifica o banco de dados externo no qual residem as consultas ou tabelas de origem de uma consulta. 
Observação 
As propriedades SourceConnectStr e SourceDatabase aplicam-se a todas as consultas, exceto as de definição de dados (consulta de definição de dados: uma consulta SQL específica que contém instruções DDL. Essas instruções permitem criar ou alterar objetos no banco de dados.), passagem (consulta passagem: uma consulta específica de SQL usada para enviar comandos diretamente para um servidor de banco de dados ODBC. Usando consultas passagem, você trabalha diretamente com as tabelas no servidor, e não com o mecanismo de banco de dados Microsoft Jet para processar os dados.) e união (consulta união: uma consulta que usa o operador UNIÃO para combinar os resultados de duas ou mais consultas seleção.)
Configuração
Utilizamos uma expressão de seqüência de caracteres (expressão de seqüência de caracteres: uma expressão avaliada como uma seqüência de caracteres contíguos. Os elementos da expressão podem incluir: funções que retornam uma seqüência ou uma seqüência Variant (VarType 8); uma seqüência literal, constante, variável ou Variant.) para definir o valor das propriedades SourceConnectStr e SourceDatabase.
Você pode definir essas propriedades na folha de propriedades da consulta ou no modo SQL (modo SQL: uma janela que exibe a instrução SQL da consulta atual ou é usada para criar uma consulta específica de SQL (união, passagem ou definição de dados). Quando você cria uma consulta no modo Design, o Access cria o equivalente SQL no modo SQL.) da janela Consulta (janela Consulta: uma janela na qual você trabalha com consultas no modo Design, Folha de Dados, SQL ou de Visualizar Impressão.). Na instrução SQL (seqüência/instrução SQL: uma expressão que define um comando SQL, como SELECT, UPDATE ou DELETE, e inclui cláusulas como WHERE e ORDER BY. As seqüências/instruções SQL são normalmente usadas em consultas e funções agregadas.), as propriedades correspondem à cláusula IN.
Observação 
Se você estiver acessando várias origens de bancos de dados, utilize a propriedade Source em vez das propriedades SourceConnectStr e SourceDatabase
Comentários
Devemos utilizar as propriedades SourceConnectStr e SourceDatabase para acessar tabelas de banco de dados externas que foram criadas em aplicativos que não utilizam tabelas vinculadas (tabela vinculada: uma tabela armazenada em um arquivo fora do banco de dados aberto na qual o Access pode acessar registros. Você pode adicionar, excluir e editar registros em uma tabela vinculada, mas não pode alterar sua estrutura.).
Seguem exemplos das configurações dessas propriedades:
Para um banco de dados do Microsoft Access, a configuração da propriedade SourceDatabase é o caminho e o nome do banco de dados (por exemplo, C:\Contas\Clientes). O Microsoft Access adiciona automaticamente a extensão de nome de arquivo. A propriedade SourceConnectStr não tem um valor para um banco de dados Microsoft Access.
Para um banco de dados criado por um produto como o Paradox, a configuração da propriedade SourceDatabase é o caminho (por exemplo, C:\Pdoxdata). A configuração da propriedade SourceConnectStr é o especificador para o tipo do banco de dados (por exemplo, Paradox 3.x;). Para obter uma lista de especificadores, consulte a propriedade Connect do DAO.
 
O exemplo a seguir utiliza tabelas do dBASE IV no diretório C:\Dbdata como fonte de dados para a consulta:
SELECT 
Customer.COMPANYNAM, 
Orders.ORDERID, 
Orders.ORDERDATE
FROM 
Customer 
INNER JOIN 
Orders
ON 
Customer.CUSTOMERID = Orders.CUSTOMERID
IN 
'C:\Dbdata'[dBASE IV;]; 
Para um banco de dados ODBC (ODBC (Conectividade Aberta de Banco de Dados): um método padrão de compartilhamento de dados entre bancos de dados e programas. Os drivers ODBC usam SQL para obter acesso a dados externos. (Open Database Connectivity), a configuração da propriedade SourceConnectStr é o nome do banco de dados de origem e qualquer informação adicional necessária ao produto, tal como senha e identificação de logon (ID). Por exemplo, para um banco de dados Microsoft SQL Server, a configuração poderia ser: 
ODBC;DSN=salessrv;UID=jace;PWD=password;DATABASE=sales; 
A propriedade SourceDatabase não tem um valor para um banco de dados ODBC.
André Luiz Bernardes A&A - WORK, DON´T PLAY! http://al-bernardes.sites.uol.com.br/ bernardess@gmail.com Twitter: @officespecialis             @brzexceldevelop             @brzaccessdevel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias