VBA ACCESS - ShowToolbar - Inibindo o Menu - Switch off / Hide Toolbars & Menu Bar

Você gosta de proteger bem as suas aplicações para que 'fuçadores' não fiquem bisbilhotando o que você desenvolveu?

Particularmente nunca tive muito receio quanto aos usuários que operam as aplicações que desenvolvo. Sempre faço questão de treinar os usuários quanto as suas responsabilidades, e sobre o que nunca devem fazer, como:

Pressionar o [CTRL] + [Scroll Lock]

Pressionar o [SHIFT] antes da aplicação carregar, e assim por diante. 

Por que faço questão de treinar antes? Para evitar problemas causados por eles mesmos. Alguns têm um conhecimento razoável sobre 'macros' e acreditam que isso os habilita a alterarem os códigos e/ou a bisbilhotá-los.

Entendamos que a curiosidade é inata ao ser humano, mas esta pode trazer danos à aplicação, bem como ao processo ao qual esta presta suporte. E nestes casos o usuário será responsabilizado diretamente.

Você que desenvolve como eu, sabe que a grande maioria dos usuários que criam 'macros' apenas o fazem para facilitar o seu dia-a-dia. Não dominam a teoria, sequer imaginam o que é OOP, Eventos, Objetos, Classes, etc...Isso afasta-os da compreensão dos nossos códigos quando deparam-se com eles.

Esta longa introdução serve apenas para apresentar uma possivel necessidade de desabilitar os menus de todas as aplicações MS Access que desenvolvemos. Isso, de certo modo, impedirá que 80% ou mais dos seus usuários causem problemas a eles mesmos. Como fazer isso?

DoCmd.Método ShowToolbar
O método ShowToolbar executa a ação ShowToolbar no Visual Basic for Applications.

Sintaxe:
expressão.ShowToolbar(ToolbarName, Show)
expressão   Uma variável que representa um objeto DoCmd.

Parâmetros:
ToolbarName - É obrigatório, sendo do tipo Variant. Uma expressão de cadeia de caracteres (expressão de seqüência de caracteres: uma expressão avaliada como uma seqüência de caracteres contíguos. Os elementos da expressão podem incluir: funções que retornam uma seqüência ou uma seqüência Variant (VarType 8); uma seqüência literal, constante, variável ou Variant.) que é o nome válido de uma barra de ferramentas personalizada (barra de ferramentas personalizada: uma barra de ferramentas que você cria para seu aplicativo. Por outro lado, uma barra de ferramentas interna é instalada com o Access em seu computador.) do Microsoft Access que você criou. Se você executar o código do Visual Basic que contém o método ShowToolbar em um banco de dados biblioteca (banco de dados biblioteca: uma coleção de procedimentos e objetos de banco de dados que podem ser chamados de qualquer aplicativo. Para usar os itens na biblioteca, é necessário estabelecer primeiro uma referência do banco de dados atual ao banco de dados da biblioteca.), o Microsoft Access procurará pela barra de ferramentas com esse nome primeiro no banco de dados biblioteca e, em seguida no banco de dados atual.

Show - É opcional, sendo do tipo 'AcShowToolbar'. Uma constante AcShowToolbar que especifica se será necessário exibir ou ocultar a barra de ferramentas e em qual modo de exibição exibi-la ou ocultá-la. O valor padrão é acToolbarYes.

É possível usar o método ShowToolbar para exibir ou ocultar uma barra de ferramentas personalizada. 

Se você deseja mostrar uma barra de ferramentas específica em apenas um formulário ou relatório, defina a propriedade OnActivate do formulário ou do relatório para o mesmo nome de uma macro que contém uma ação ShowToolbar para mostrar a barra de ferramentas. Depois defina a propriedade OnDeactivate do formulário ou do relatório do nome de uma macro que contenha a ação ShowToolbar para ocultar a barra de ferramentas.

Enumeração AcShowToolbar:
Usada com o método ShowToolbar para especificar se uma determinada barra de ferramentas personalizada deve ser exibida.

acToolbarNo - Correspondo ao valor 2 e oculta a barra de ferramentas.
acToolbarWhereApprop - Corresponde ao valor 1 e exibe a barra de ferramentas quando no modo de exibição apropriado.

acToolbarYes - Corresponde ao valor 0 e exibe a barra de ferramentas. 

Exemplo:
' Desativa o aparecimento.
DoCmd.ShowToolbar "Ribbon", acToolbarNo

' Ativa o aparecimento.
DoCmd.ShowToolbar "Ribbon", acToolbarYes


Tags: Access, barra de Menu, Ribbon, ShowToolbar, AcShowToolbar, acToolbarNo, acToolbarYes





André Luiz Bernardes
A&A® - Work smart, not hard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias