VBA Access - Gatilhos no Microsoft Access 2010 - Triggers in Microsoft Access 2010

Microsoft Access é um daqueles aplicativos da suíte do MS Office que você ama ou odeia. Tem características muito úteis para os bancos de dados departamentais, mas a limitação quanto ao tamanho físico máximo ser de 2 GB, torna-o bastante restritivo. O MS Office Access 2010 ofereceu algumas melhorias, incluindo confiabilidade.

Neste post olharemos para as Triggers no MS Office Access 2010  assim como temos no SQL Server, Oracle, etc... Nesta versão foi agregada o recurso do uso de Triggers,  facilitando muito a vida de quem trabalha com VBA, e o VSTO. Na verdade o que veremos é uma emulação, pois utilizaremos macros para processarem.

access-traiggers1.jpg

No  MS Office Access 2010 , esta opção está disponível no Menu Tabela (quando uma tabela for aberta no modo Folha de Dados) ou criação (quando uma tabela está aberta em Design). No modo Folha de Dados, você deve ver este menu (desconsidere o idioma):

table_triggers.jpg


A imagem acima mostra as opções para gravar eventos do jeito que desejarmos escrevendo "triggers" que permitem-nos gravar um evento [ou trigger], antes da mudança (before change), antes de uma deleção (before delete), após uma inserção (after insert), após uma atualização (after update), e após uma deleção (after delete).

access-triggers2-1024x336.jpg

Agora pode selecionar um tipo de evento para executar um job, usando uma instrução condicional para expressar a sua lógica de escolher a ação a partir do painel direito. Desta forma, você pode usar if else, looping blocks e pode verificar os dados neste estágio e filtrar, editar e desfazer os dados baseada na sua exigência.

Use este procedimento para adicionar uma macro de dados a uma tabela.

Uma demonstração de como criar uma macro (trigger) está disponível aqui.

Divirtam-se!


Tags
: Bernardes, VBA, Office, 
Access 2010, Events, Microsoft, Office 2010, Triggers, Macros

André Luiz Bernardes
A&A® - Work smart, not hard.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias