VBA Excel - O que é o VBA? Como deve ser a sua utilização? - Defining VBA and Its Uses



Que o VBA (Visual Basic for Applications), é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft, você sabe, o MS Excel, juntamente com os outros membros da suíte Microsoft Office, incluem a linguagem VBA (sem custo extra). 

Em poucas palavras, o VBA é a ferramenta que as pessoas usam para desenvolver programas que o controlem melhor, além de ampliar suas características.


Não confunda VBA com VB (sigla para Visual Basic). VB é uma linguagem de programação que permite criar programas executáveis, independentes (aqueles arquivos EXE). Apesar de VBA e VB terem muito em comum, são diferentes.

Provavelmente está ciente de que as pessoas usam o MS Excel para milhares de tarefas diferentes, seguem apenas alguns exemplos:



- Manter listas de coisas, tais como nomes de clientes, notas dos alunos



- Orçamento e previsão



- Análise de dados científicos



- Criação de faturas



- Desenvolvimento de gráficos a partir de banco de dados



A lista poderia continuar e continuar, mas você já pegou a ideia. O MS Excel é usado para uma grande variedade de coisas, e todos que lêem este artigo tem diferentes necessidades e expectativas em relação a ele. 

Uma coisa que praticamente todos os usuários têm em comum, é a necessidade de automatizarem alguns processos do MS Excel e isso é o que o VBA faz de melhor, automação.

Por exemplo, poderá criar uma aplicação VBA para formatar e imprimir o seu relatório no final do mês. Depois, com um único comando, faça que o MS Excel acione automaticamente, vários processos morosos. Em vez de lutar através de uma seqüência tediosa de comandos, pegue uma xícara de café e deixe o seu computador fazer o trabalho pesado por você, afinal de contas, foi para isso que ele supostamente foi feito, não é mesmo?

Aqui estão algumas breves descrições de alguns usos comuns do VBA:



Insira uma seqüência de texto


Se freqüentemente precisar digitar o nome da empresa numa planilha, poderá cria um código para lhe fazer a digitação. Pode estender este conceito, tanto quanto desejar. Por exemplo, pode desenvolver um código que automaticamente digite uma lista de todos os vendedores que trabalham para sua empresa.





Automatizando uma tarefa que você executa freqüentemente


Suponha que é um gerente de vendas e precise preparar uma venda de final de mês, um relatório para manter o seu chefe feliz. Se a tarefa for simples, poderá desenvolver um código VBA para fazer isso. Seu chefe vai ficar impressionado com a consistente e alta qualidade dos seus relatórios, e você será promovido a um novo cargo para o qual está altamente qualificado.





Automatização de operações repetitivas


Se precisar executar a mesma ação em, digamos, 12 abas de trabalho diferentes do MS Excel, pode gravar o código ao executar a tarefa na primeira pasta de trabalho, deixando este repetir a sua ação nas demais abas. 





Criando um comando personalizado


Você costuma fazer repetitivamente a mesma seqüência de comandos de um menu do MS Excel? Se assim for, salve alguns segundos dessa repetição e através do ambiente de desenvolvimento combine esses comandos num único comando personalizado, que você pode executar com uma única tecla ou clique de botão.





Criando um botão de barra de ferramentas personalizada


Personalize as barras de ferramentas do seu MS Excel com os seus próprios botões para que executem os códigos que você escreveu. Os executivos de escritório tendem a ficar muito impressionados com esse tipo de coisa.





Criação de um front-end (interface) simplificado


Em quase todos os escritórios, poderá encontrar muitos que não entendem como se usam os computadores. Utilizando o VBA, poderá tornar mais fácil para esses usuários inexperientes executar alguns trabalhos úteis.





Desenvolver novas funções de planilha


Embora o MS Excel inclua numerosas funções internas (como SOMA e MÉDIA), ainda pode criar funções personalizadas que podem simplificar muito suas fórmulas, ficará surpreso com o quão fácil isso é.





Criando aplicações orientadas completas


Se você estiver disposto a gastar algum tempo, poderá usar o VBA para criar aplicações em larga escala, completas, com caixas de diálogo personalizadas, Ajuda na tela, e muitos outros acessórios e recursos.





Criando suplementos personalizados para o MS Excel


Você provavelmente está familiarizado com alguns dos suplementos que vêm com o MS Excel. Você pode usar o VBA para desenvolver os seus próprios add-ins.



Tags: Excel, VBA, macro, add-ins, automation, automação, 




Inline image 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias