Infográficos - Comparação entre a Primeira Classe e a Classe Econômica




Nos primeiros anos da aviação comercial cada assento era de luxo, as bebidas eram gratuitas, e as refeições compunham-se de sete pratos, além de se ter um monte de espaço para as pernas. 

Em 1957, quando voar na Classe Econômica se tornou uma opção, esta não era muito diferente do que se voar de Primeira Classe. Mas ao longo dos anos, principalmente por causa da desregulamentação do setor em 1978, a diferença dos custos e dos serviços tornaram-se um abismo.

Sabiam que a Classe Econômica num 747 da American Airlines, em certa época incluiu umaEconomy Class Lounge com música ao vivo e um órgão Wurlitzer? Ou sabia que hoje existem vôos da Emirates, onde os passageiros da Primeira Classe podem tomar uma ducha a bordo? Dêem uma caminhada no modelo abaixo.



Primeira Classe de um avião, é a classe com o melhor serviço, ou Serviço VIP, e, também, com o preço mais elevado. O serviço oferecido é superior ao da classe executiva, e existe apenas nos vôos de longa-duração. Os lugares disponíveis podem variar entre oito a dezesseis.


Caracteriza-se pelo aumento do espaço entre os assentos,  podendo variar  entre  25 cm a 75 cm, televisão pessoal, alimentos e bebidas de alta qualidade, serviço personalizado, privacidade, pijama, chinelos, e bolsa de artigos para a higiene. Os passageiros desta classe têm check-in próprio, sala de espera, e podem ser os primeiros a entrar no avião.

Atualmente são poucas as companhias aéreas que oferecem este serviço, dado o seu elevado custo. Os aviões utilizados são os de grandes dimensões, tais como o Boeing 777, 747, ou 767, e também os Airbus A340 e A330.

Voar de primeira classe antigamente significava mais espaço para as pernas e uma comida de melhor qualidade e variedade. Hoje porém, algumas companhias aéreas vêm superando-se. Nem todas oferecem mais a Primeira Classe, a maioria concentrou os seus esforços em oferecer uma Classe Executiva melhor.
Cerca de 35 companhias aéreas oferecem a Primeira Classe e a competição está ficando cada vez mais acirrada à medida que tentam surpreender seus clientes. Estão oferecendo de tudo, desde camas totalmente plana, serviço de bordo ultra premium, lençóis de seda, travesseiros, artigos de higiene pessoal e até 7 refeições gourmet com caviar e champanhe Dom Perignon. 
Confira a lista das 10 melhores primeira classe do mundo feita pela Skytrax:

1 – QATAR AIRWAYS

Voar de primeira classe, aqui, significa 1 acesso a um terminal separado em Doha que imita um hotel cinco estrelas, com vários restaurantes, um centro médico, um spa com sauna e jacuzzi (ao embarcar o serviço de bordo começa com caviar!Travesseiros gigantes, lençóis de seda, cobertores de lã australianos e 8 kits de higiene Bulgari são disponibilizados para esses passageiros. Os assentos tem  79 centímetros de comprimento, telas de 15 polegadas LCD, sem contar que há uma mesa de refeição que permite jantar para dois.

2 – SINGAPORE AIRLINES

Os passageiros tem o controle total de sua experiência, incluindo escolher entre o champanhe Dom Perignon e Krug e a comida é sempre servida quando eles querem. Os assentos tem 82 centímetros de comprimento e 35 de largura. Esses privilegiados recebem um kit higiene Ferragamo e um kit sono Givenchy, com chinelos e outros mimos. Assentos viram camas totalmente retas, com lençóis, um edredon e almofadas oversize.

3 - CATHAY PACIFIC

Assentos aqui são suites, graças aos painéis deslizantes que proporcionam total privacidade. Elas setransformam em camas de 81 cm de comprimento, com massageadores embutidos. Cathay tem uma pontuação elevada devido à alimentação: eles levam panelas de arroz, frigideiras e torradeiras, assim, as refeições são preparadas na hora.

4 - MALAYSIA AIRLINES

O ponto forte dessa companhia é o serviço – acolhedor, caloroso e eficiente. Os assentos são individuais e giram em 180 graus. Os passageiros também obtém  cobertores e almofadas. A comida inclui culinária malaia e no lounge da primeira classe em Kuala Lumpur há um novo restaurante de luxo.

5 - THAI AIRWAYS

Os passegeiros da primeira classe são recebidos por um concierge pessoal no aeroporto de Bangkok. O louge tem wi-fi, sauna e um spa com massagens tailandesas. Ao voar em Bangkok, o concierge providencia uma faixa rápida para imigração, alfândega e recolhe as bagagens. Os assentos a bordo são confortáveis camas que inclinam 180 graus. Incluem também kits de higiene Bulgari, pijamas de algodão e uma variedade de 22 pratos, que podem ser pedidos antecipadamente.

6 – EMIRATES

Cada um dos cerca de 18 assentos na primeira classe pode ser transformado em uma mini-suite com o uso de portas deslisantes. Outras vantagens incluem pijama macio, chinelos, 600 canais de entretenimento, serviço de motorista a partir de alguns aeroportos, sete refeições servidas em pratos de porcelana e acesso a salas com wi-fi e buffet de jantar decorados com mármore italiano.

7 – JET AIRWAYS

Esta companhia aérea possui a maior cama dos céus. Os assentos têm televisões de 24 polegadas tela plana e pode ser configurado de modo que duas pessoas podem jantar juntos. Champagne é Dom Perignon ou Krug, ekits de higiene estão cheios com produtos Bulgari. Alimentação inclui uma grande variedade de pratos indianos e ocidentais. Em terra, uma atendente acompanha os passageiros no check-in até o lounge.

8 – LUFTHANSA

Esta companhia aérea, se destaca pelo excelente serviço em terra. Quando os passageiros chegam no Aeroporto de Frankfurt, há um lounge com sofás e diversas bebidas para saborear, enquanto uma atendente providencia o check-in, depois eles são levados a uma sala onde um chef cozinha qualquer refeição de sua escolha. Quando chega a hora do embarque, eles são levados para a aeronave em uma Mercedes.

9 – KOREAN AIR

Korean Air inaugurou uma nova cabine de primeira classe no ano passado. O assento é como um casulo com uma função de massagem que se transforma em uma cama plana. A empresa também está no top 10 devido à sua excelente comida étnica, que inclui opções como rabada a vapor, bibimbop coreano e vários pratos de carne de primeira qualidade.

10 – QANTAS AIRWAYS

Os lounges em Sydney e Melbourne tem uma biblioteca, um restaurante fino, um business center e um spa que oferece massagens. Os assentos a bordo tem 2,0 metros de comprimento e há 400 canais de entretenimento diponívies. Os kits de higiene são recheados com produtos da Payot e nas refeições são servidos oito pratos.

Fonte:  Huffington Post
            Forbes.com
            Gustavo Menna

Tags: Infográfico, Infochart, Airline Fees , Airline Food , Airlines , Airplane Food , American Airlines , Continental Airlines , Economy Class , First Class , Flying , Infographic , Jetblue , Seat Pitch , Singapore Airlines , Southwest Airlines , United Airlines , Travel News, Boeing 777, Boeing 747, Boeing 767, Airbus A340,  Airbus  A330


Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias