VBA Excel 2013 - Novidades para os desenvolvedores - What's new for Excel 2013 developers




Este artigo fornecerá uma visão das melhorias e adições para os desenvolvedores VBA no ambiente Microsoft Excel 2013. Também lhe fornecerá subsídios e referências que lhe permitirá começar a programação no Excel 2013.
Neste artigo:

Introdução
Aplicativos do Office no Excel
Novas funções de planilha

Análise rápida
Disponibilidade de novas fontes de dados
Usando o OM DataModel
Criando gráficos dinâmicos e tabelas dinâmicas independentes
Interface de documento único
Ativando e desativando animações programaticamente
Linha do Tempo
Conclusão
Recursos adicionais



Introdução
Certamente já desenvolve algumas aplicações personalizadas, e por isso está visitando este Blog. Poderá melhorar os recursos do Excel 2013 com o conhecimento dos recursos a seguir.

Aplicativos do Office no Excel

Microsoft Excel 2013 traz a web para o Excel

Todas as aplicações que viermos a desenvolver com o Office poderão oferecer uma ampla gama de soluções em um ambiente fácil de usar  para o desenvolvimento de aplicações web dinâmicas

Agora poderemos usar linguagens dinâmicas populares (como o PythonPHPPerl e JavaScript), além de ferramentas de desenvolvimento web (como o Microsoft Visual Studio) para desenvolvimento de aplicativos. 

Este desenvolvimento Web também permitirá que ampliemos o nosso contato com as diversas comunidades de desenvolvedores globais, e a disponibilidade de vários exemplos de código, estruturas e bibliotecas, que ampliam a aplicabilidade do aplicativo para diferentes cenários para os quais desejarmos desenvolver.

Poderemos criar dois tipos de Apps (aplicativos) para o Office no Excel:

Apps de conteúdo (Content apps) e 

Apps de Painel de tarefas (Task pane apps).

Content apps para o Office, integram características naturais da web (web-based), como o conteúdo que pode ser mostrado em linha com o documento. 

O Content apps para o Officepermitirá uma profusão de ricas integrações jamais usufruida nas versões anteriores:

Visualizações de dados na internet

Incorporação de cenários de mídia

Integração de um leitor de vídeo do YouTube ou uma galeria de fotos

E outras capacidades de conteúdo externo 

A Figura 1 mostra uma implementação de Content apps no Excel 2013.

Figura 1. App de conteúdo no Excel 2013

Um Task pane apps trabalhando lado a lado com um documento do Office, deixando que a app de desenvolvedores do Office forneça informação contextual e funcionalidades para melhorar a visualização de documentos e a experiência de criação. 

Por exemplo, um Task pane apps pode procurar e recuperar informações sobre um produto de um serviço web baseado no nome do produto ou o nº de parte dos usuários selecionados no documento.

Figura2. App do Painel de tarefa no Excel 2013





Novas funções de planilha

O Microsoft Excel 2013 acrescenta cerca de 50 novas funções de planilha para compatibilidade com o Open Document Format (ODF 1.2).

Agora poderemos usar funções de serviço web (na categoria de funções Web), para o acesso anônimo REST Web service. Notemos especialmente a função FILTERXML, que permite que usar expressões XPath para filtrar o XML retornado por uma chamada de função WEBSERVICE.


Análise rápida

A Análise rápida, como mostrado na Figura 3, é uma ferramenta nova na interface contextual que permite, através de um único clique, o acesso aos  recursos de análise dos dados, como: Fórmulas, Formatação condicional, Minigráficos, Tabelas, Gráficos e Tabelas dinâmicas. 

Poderá ativar e desativar a exibição deste recurso novo de análise programaticamente usando os métodos Show e Hide do objeto QuickAnalysis.

Figura 3. Ferramenta Quick Analysis



Disponibilidade de novas fontes de dados

Poderemos nos conectar a um conjunto de novas fontes de dados suportados por PowerPivot, incluindo: 

OData feeds

Azure

SharePoint Data Feeds e 

Provedores adicionais de OLE DB

Os novos objetos DataFeedConnection, ModelConnection, TextConnection, e WorksheetDataConnection contém os dados e funcionalidades necessárias para conectar a novas fontes de dados.


Usando o OM DataModel

Um novo modelo de objeto o DataModel (um complemento para o módulo modelo de objetos do Visual Basic for Applications) permite carregar e atualizar fontes de dados programaticamente. Esta extensão ao modelo introduzido PowerPivot no Excel 2010 permite integrar fontes de dados adicionais, além da capacidade de combinar dados de múltiplas fontes de dados programaticamente. Novos importantes objetos incluídos neste modelo são: ModelChanges, ModelRelationship e os objetos ModelTable.


Criado gráficos dinâmicos e tabelas dinâmicas independentes

Poderemos usar a dissociação de gráficos dinâmicos das tabelas dinâmicas no Excel 2013. Todos estes que estiverem baseados em um OLAP ou uma fonte de dados do PowerPivot poderão ser dissociados de tal forma que poderemos criar um gráfico dinâmico independente de qualquer tabela dinâmica, e navegaremos através dos dados sem quaisquer restrições, apenas utilizando a experiência de gráfico dinâmico. Isso vai de encontro ao paradigma atual, onde um gráfico dinâmico é criado tendo como companheira uma tabela dinâmica. Esta dissociação está representada tanto no Microsoft Excel 2013 Client, quanto no Services.


Interface de documento único

A mudança para uma interface de documento único (SDI - single-document interface) no Excel 2013 tem implicações na programação. O SDI significa que cada pasta terá sua janela de aplicativo própria no nível superior e terá o seu próprio menu ribbon correspondente. Todos os métodos existentes no nível de aplicação de janelas, eventos e propriedades não serão afetados por esta mudança. Todos os métodos existentes de pasta de trabalho de nível de janelas, eventos e propriedades operam agora na janela de nível superior para deste workbook.

Ativando e desativando animações programaticamente
A utilização da nova propriedade EnableMacroAnimations no objeto Application para alternar a exibição de animações nos ajudará enormemente. 

As animações são desabilitadas como padrão durante a execução de um código. Para ativar a animação adicionaremos Application.EnableMacroAnimations = True no início do código. 

Para permitirmos que o Excel mostre as animações durante a execução do código, faremos esta implementação para cada animação.


Linha do Tempo (Timeline)

MS Excel 2013 incluiu um novo controle de cronograma para filtrar os dados modelados.

A Linha do tempo oferece uma maneira visual para exibir e alterarmos um intervalo contíguo de datas e filtros para as pivôs baseados em objetos como tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos. 

Cronogramas relacionadas à segmentação de dados e estendem os membros do modelo de objeto relacionados a segmentação de dados existente. Além disso, dois novos objetos específicos do cronograma foram introduzidos: os objetos TimelineState e TimelineViewState.


Conclusão

O Excel 2013 fornece uma infinidade de novos recursos para os desenvolvedores. Aplicativos do Office oferecem uma oportunidade interessante para os desenvolvedores integrar recursos baseados na web com o Excel 2013, seja como conteúdo que pode ser mostrado de acordo com a planilha, ou lado a lado com a planilha. 

Outros novos recursos que ampliam o modelo de objeto VBA Excel 2013 incluem:

Quick Analysis (análise rápida), 

Timeline (a linha do tempo), 

DataModel OM (novo OM DataModel), 

New data sources (a disponibilidade de novas fontes de dados), 

Capacidade para criar gráficos dinâmicos e tabelas dinâmicas independentemente uns dos outros. (PivotCharts e PivotTables independentes)

 Além disso, existem novas funções de worksheet (planilha) e a capacidade de usar as web service functions (funções de serviço da Web) para acessar anonimamente REST web services.


Recursos adicionais
Reference: MSDN

Tags: VBA, Excel, Excel 2013, apps, Content apps, Task pane apps, ,REST, Web service. FILTERXML, XPath, XML, WEBSERVICE, QuickAnalysis, Quick, Analysis, DataFeedConnection, ModelConnection, TextConnection, worksheetDataConnection, ModelChanges, ModelRelationship, ModelTable, powerpivot, SDI, single-document interface,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias