Business Intelligence - Apresentando o Business Intelligence Development Studio - 01


O Business Intelligence Development Studio é o Microsoft Visual Studio 2008 com tipos de projeto adicionais específicos do SQL Server Business Intelligence. O Business Intelligence Development Studio é o ambiente principal usado para desenvolver soluções de negócios que incluem projetos do Analysis Services, do Integration Services e do Reporting Services. Cada tipo de projeto fornece modelos para criar os objetos necessários às soluções de business intelligence, além de oferecer uma variedade de designers, ferramentas e assistentes para trabalhar com os objetos.

O Business Intelligence Development Studio, ambiente de desenvolvimento de 32 bits para os projetos do Analysis Services, do Integration Services e do Reporting Services, não foi projetado para ser executado na arquitetura Itanium de 64 bits e não pode ser instalado em servidores Itanium.

O Microsoft Visual Studio 2010 não oferece suporte aos projetos do Business Intelligence Development Studio Integration Services, do Report Services e do Analysis Services para o SQL Server 2008 e o SQL Server 2008 R2. Para solucionar esse problema, é possível instalar o Visual Studio 2008 juntamente com o Visual Studio 2010 no mesmo computador e abrir os projetos do Business Intelligence Development Studio no Visual Studio 2008.

Página Inicial

Ao abrir o Business Intelligence Development Studio, a página Inicial será exibida no centro da interface do usuário do Business Intelligence Development Studio. Essa página exibe:

- Uma lista de projetos recém-atualizados;

- Tópicos da ajuda, sites, artigos técnicos e outros recursos;

- Links para informações sobre eventos e produtos da Microsoft;

- Uma lista de artigos RSS do canal de notícias.

Após abrir um objeto em um projeto, o designer para trabalhar com aquele projeto também aparece na janela central.

Para exibir uma página diferente da página inicial na inicialização, clique em Opções do menu Ferramentas, expanda o nó Ambiente e, na lista na Inicialização, selecione o item a ser exibido.

Se quiser obter mais informações sobre a página Inicial, clique na página Inicial e pressione F1. Se a página Inicial estiver fechada, clique em página Inicial no menu Exibir.


Janelas de Ferramentas no Business Intelligence Development Studio

O Business Intelligence Development Studio inclui um conjunto de janelas para todas as fases de desenvolvimento da solução e gerenciamento do projeto.

Por exemplo: o Business Intelligence Development Studio inclui janelas que permitem gerenciar vários projetos como uma unidade, bem como exibir e modificar as propriedades dos objetos nos projetos. Essas janelas estão disponíveis para todos os tipos de projeto no Business Intelligence Development Studio.

O diagrama a seguir mostra as janelas no Business Intelligence Development Studio na configuração padrão.


O Business Intelligence Development Studio consiste em quatro janelas principais:

Gerenciador de Soluções

Janela Propriedades

Janela Designer

Caixa de Ferramentas

Veja vários exemplos da interface:

Outras janelas incluídas no Business Intelligence Development Studio permitem que você exiba resultados da pesquisa e obtenha informações sobre mensagens de erro e dados produzidos pelos designers ou depuradores do projeto: 

O Gerenciador de Servidores lista as conexões de banco de dados; 

O Pesquisador de Objetos exibe os símbolos disponíveis a serem usados em um projeto; 

A Lista de Tarefas relaciona tarefas de programação definidas pelo usuário e a Lista de Erros fornece descrição detalhada dos erros.













Gerenciador de Soluções
Podemos gerenciar todos os diferentes projetos existentes em uma solução a partir de uma única janela, o Gerenciador de Soluções. A exibição Gerenciador de Soluções apresenta a solução ativa como um contêiner lógico para um ou mais projetos e inclui todos os itens associados ao projeto. 

Você pode abrir itens de projeto para modificação e executar outras tarefas de gerenciamento diretamente dessa exibição. Como diferentes tipos de projetos armazenam itens de diferentes maneiras, a estrutura de pasta no Gerenciador de Soluções não reflete, necessariamente, o armazenamento físico real dos itens listados na solução.

No Gerenciador de Soluções, podemos criar soluções vazias e adicionar projetos novos ou existentes à solução. Se criar um novo projeto sem antes criar uma solução, o Business Intelligence Development Studio criará automaticamente também a solução. Quando a solução incluir projetos, a exibição de árvore incluirá nós para os objetos específicos do projeto.Por exemplo:

O projeto Analysis Services inclui um nó Dimensões,

O projeto Integration Services inclui um nó Pacotes e  

O projeto do Modelo de Relatório inclui um nó Relatórios.

Janela Propriedades
A janela Propriedades lista as propriedades de um objeto. Essa janela é usada para exibir e alterar as propriedades dos objetos, como pacotes, que são abertos em editores e designers. Também podemos usar a janela Propriedades para editar e exibir as propriedades do arquivo, do projeto e da solução.

Os campos na janela Propriedades têm tipos diferentes de controles inseridos que são abertos quando clicamos neles. O tipo de controle de edição depende da propriedade específica. Esses campos de edição incluem caixas de edição, listas suspensas e links para caixas de diálogo personalizadas. Propriedades que estão esmaecidas são somente leitura.


Janela Caixa de Ferramentas
A janela Caixa de Ferramentas exibe uma variedade de itens para uso em projetos de business intelligence. As guias e os itens disponíveis na Caixa de Ferramentas mudam de acordo com o designer ou editor em uso.

A janela Caixa de Ferramentas sempre exibe a guia Geral e pode também exibir guias como Itens do Fluxo de Controle, Tarefas de Manutenção, Origens do Fluxo de Dados ou Itens de Relatório.

Alguns designers e editores não usam itens da Caixa de Ferramentas. Nesse caso, a Caixa de Ferramentas contém somente a guia Geral.


Janela Designer
A janela Designer é a janela de ferramentas na qual você cria ou modifica objetos de business intelligence. O designer fornece uma exibição de código e uma exibição de design de um objeto. 

Quando abrimos um objeto em um projeto, o objeto é aberto em um designer especializado nesta janela. Por exemplo, se abrirmos uma exibição da fonte de dados em qualquer projeto de business intelligence, a janela do designer é aberta usando o designer Exibição da Fonte de Dados.


Tags: BI, Business, Intelligence, OLAP, SQL, BI, DW, SQL Server, DBA, OLTP, RAL, ITL, MART, Business Intelligence, Development Studio, Microsoft Visual Studio 2008, SQL Server, Analysis Services, Integration Services, Reporting Services, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias