Views

Histats

Vitrine

UM BREVE RETROSPECTO...




Bem, a minha primeira linguagem de programação foi o COBOL, passei pelo PascalC, e aprofundei-me mesmo no Clipper.

Já trabalhando, desenvolvi inúmeras aplicações com o Clipper para as diversas áreas de trabalho, uma vez que trabalhava em Santos, cidade portuária, com necessidades diversas. A empresa em que trabalhei, era uma softwarehouse, como chamávamos na época.

Desenvolvi sistemas de estocagem de café, venda|corretagem de café, contabilidade, estoque em geral, venda no balcão, etc...De software de Locadora de Videos a Controle de Condomínio, desenvolvi uma infinidade de aplicações e sistemas que foram ampliando-se com o passar do tempo e das necessidades dos Clientes, que já eram inúmeros.

A tecnologia também não parou, então venho conhecendo computadores de CP500 ao atual Ultrabook.

Vim de uma época onde o conceito Cliente/Servidor não existia, e precisávamos emulá-lo.

Enfim, casei-me e vim trabalhar no mercado de São Paulo numa consultoria. Como já tinha desenvolvido experiência para ter contato com diversos clientes, desenvolvendo inúmeras aplicações, pude destacar-me nesta empresa, que a princípio contratara-me apenas para desenvolver soluções internas.

Nesta ocasião, fui apresentado ao Delphi, uma linguagem visual, a minha primeira, apesar de já ter visto o Visual Basic e usado a versão Visual Objects do Clipper.

Em São Paulo pude ampliar meus conhecimentos e técnicas. Atendia variados clientes corporativos, nas áreas mais abrangentes possíveis, o que foi excelente!

Com o passar dos anos, além de programação e análise de sistemas, passei a focar-me em processos, liderar equipes, mas a paixão por desenvolver soluções rápidas e práticas não terminava, sempre dava um jeito para participar no desenvolvimento durante os projetos onde estava envolvido.

Pois bem, acabei percebendo um gap, lá pelos idos de 1997/8. As empresas, na sua totalidade, utilizavam massivamente o MS Office. O qual conhecia desde as primeiras versões, pois fora usuário dos famosos Lotus 123Visicalc, QuattroProWordstar, etc... Tive o insight de detectar que, apesar de muitos usuários terem acesso a este produto, o MS Office, bem poucos sabiam utilizá-lo plenamente. Não conheciam o conceito de Macros, e depois não captaram o momento onde a Microsoft trouxera o Visual Basic para dentro do MS Office.

Juntando a minha percepção e a necessidade do mercado, tive a ideia de me especializar em criar soluções única e exclusivamente com o MS Office. E isso envolvia usá-lo desde o MS Powerpoint, até o MS Access, e é óbvio que depois as tecnologias e a arquitetura em si, foram tornando-se ainda mais abrangentes.

Criei as aplicações mais diversas, em áreas ainda mais distintas que anteriormente. E poderá verificá-las através das minhas experiências profissionais, através das mais de 43 empresas por onde passei e estão constantes no meu curriculum vitae.

Pois bem, como não poderia deixar de ocorrer, findei por embrenhar-me em novos conceitos. Li muito, comprei muitos livros. Ministrei e assisti muitos cursos. E isso acabou me levando a manter em certo momento, uns 5 Blogs, onde escrevia sobre o desenvolvimento VBA e seus desdobramentos: 

Hoje, focado nos últimos 5 anos, na Indústria Farmacêutica, continuo usando os meus conhecimentos técnicos para desenvolver soluções na minha área de atuação.



✔ VBA Brazil®

✔ VBA Brazil®
brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
diHITT - Notícias