PIECE OF CAKE - Excel - Manipule o Google Maps em sua Planilha - Put a Google Map in your Spreadsheet


Pensei em mostrar como incorporar um mapa em uma planilha. É simples e super funcional, envolvendo apenas três passos principais.


1) Insira o objeto de navegador web
Este é o primeiro passo realmente simples. Vá até a guia Desenvolvedor e clique no ícone “Mais controles” (aquele com o martelo cruzado com uma chave de fendas). Selecione o Web Browser Microsoft a partir da lista de controles ActiveX, e em seguida, arraste para a posição na planilha onde deseja colocar o objeto.




2) Gerar a URL que mostrará seu mapa
Essa é a 
forma mais fácil de mostrar um marcador no mapa. O formato para a URL é o seguinte:
http://maps.google.co.uk/maps?q=your_postcode_goes _here&output=embed&iwloc=near

Uma vez que o seu mapa apareça, você está liberado para uma página normal do Google Maps, dê um Zoom in e alterne entre os modos do mapa. Conseguirá ir para o Street View ou o Google Earth

Existem uma série de outros parâmetros que podem ser adicionados para melhorar os resultados. E encontrará mais informações fuçando um pouco mais. Verá coisas como ajustar o nível de zoom, mostrar mapas híbridos e assim por diante.

A limitação dessa abordagem só lhe permite mostrar um marcador. Se quiser mostrar mais de um, poderá exibir um mapa estático, ao custo de não ser capaz de interagir com ele. A API para isso é bastante simples. O formato básico da URL é o seguinte:

http://maps.google.com/maps/api/staticmap?¢er=your_location&zoom=19&size=525x330&maptype=roadmap&
markers=color:red|label:A|your_latitude,your_longitude&markers=color:green|label:B|your_latitude,your_longitude&sensor=false



Mais uma vez, terá liberdade para implementar alterações se incluir substituições como trocar roadmap por satelliteou hybrid.


3) Adicione o código VBA para navegar pelo URL
Talvez esta seja a parte mais complicada se não estiver familiarizado com o VBA, mas na verdade, também é muito simples. Adicionar um link para uma página web, com um mapa do Google pode realmente ser um grande diferencial na aparência de sua planilha.

Existem 2 partes do código: Uma Sub para o objeto de controle e uma Function para executar o ping no Google, verificando se existe uma conexão ativa, pois não há nada pior do que mostrar um lindo Dashboard para um cliente, e só então perceber que um erro de falta de conexão. Ao verificar o link primeiro, poderá ocultar o navegador web, mostrando uma imagem que indique a falta de conexão e esconda o erro do navegador.

Deixe seus comentários, compartilhe este artigo!


⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM • TUMBLR • GOOGLE+ • LINKEDIN • PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛ 

⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias