DONUT PROJECT 2018 - VBA - 03 - Requisitos e Preparação

DONUT PROJECT 2018 - VBA - 03 - Requisitos e Preparação

Antes de começar a codificar VBA, você provavelmente deve pensar sobre os requisitos e se acostumar a entender o que torna os problemas compatíveis com VBA.
Digamos que você já saiba como fazer uma PROCV e entenda como aninhar funções “IF”. Seu chefe pediu para você analisar um relatório ad hoc que aparece como um arquivo CSV. Ele quer que você reconcilie dados para ver quantos registros do cliente correspondem aos da sua planilha atualizada.

Você sabe como fazer isso manualmente através do Excel, mas a análise e a reconciliação são sensíveis ao tempo e você precisa das respostas rapidamente. Você está usando o Excel 2010 e 2013 (o que é bom, porque o VBA funciona melhor com o MS Office pós-2010) e você sabe que o cliente usa uma ferramenta de geração de relatórios para extrair dados diariamente de seus Bancos de Dados.

Todos esses detalhes sobre o problema sugerem que codificar em VBA poderá resolver a maioria, senão todas, as etapas envolvidas no processo 1 pelos seguintes motivos:


  • O processo “vive” no Excel (ou seja, todas as tarefas manuais são executadas ou podem ser executadas no Excel)
  • Você entende como executar as tarefas usando a funcionalidade existente no Excel (por exemplo, a função PROCV)
  • O processo não requer cruzamento de domínios 2
  • Você tem acesso a todas as planilhas e arquivos de texto necessários 3


Geralmente é uma boa ideia saber de antemão quais são as prioridades. Este é um projeto que precisa ser concluído rapidamente e pode ser ajustado posteriormente, ou é mais importante contabilizar o maior número possível de possíveis erros?

Como você é o único usuário e entende o processo manual, não há risco de automatizá-lo incrementalmente. Como resultado, você pode estruturar seu código para refletir a ordem cronológica de etapas manuais e trabalhá-las conforme você tiver tempo. Não é necessário automatizar totalmente o processo e incorporar formulários e tratamento de erros até que você tenha escrito os blocos primários de código e os testado.

Se você estiver lidando com outros usuários, talvez seja uma boa ideia perguntar-lhes os caminhos de arquivos que contêm as pastas de trabalho, com que frequência os atualizam e quais fatores determinam as atualizações (por exemplo, um cliente externo altera o número de colunas um relatório).

Você também teria que ser claro sobre as mudanças; se você estiver codificando quaisquer valores, informe ao usuário que sua Macro não será executada adequadamente se fizer alterações que afetem os valores que você codificou sem seu conhecimento.


Um dos tópicos mais importantes que requer mais atenção é: “Quais partes do processo devem permanecer consistentes?

Certifique-se de registrar todos os fatores que afetam o processo em um cronograma. Há certos dias da semana ou horários que afetam o processo? E as férias? Você não quer ser caçado porque um usuário adicionou uma coluna extra no dia seguinte num feriado que atrapalhou o trabalho mal programado e que está falhando.

Notas de rodapé
Para o propósito de manter a prosa concisa, a análise de dados e a reconciliação entre o relatório ad hoc csv do cliente e sua planilha serão referidas como "o processo". Em outras palavras, você não precisa fazer login em outra máquina durante o processo para entender as relações entre os pontos de dados. Se o seu sistema ou administrador de rede tiver a largura de banda, sinta-se à vontade para trabalhar com ele enquanto atualiza seu código para considerar atualizações de senha agendadas e alteração dos níveis de permissão para todos os usuários relevantes. Como alternativa, você pode evitar o problema escrevendo macros específicas para cada domínio no processo. Se uma dessas opções não estiver disponível para você, o VBA pode não ser a solução ideal para esse problema.

Arquivos TXT ou CSV podem ser convertidos em arquivos de trabalho do Excel (arquivos XLS)


A fórmula “FinalRow” é algo encontrado no excelente livro de VBA, “VBA e Macros: Microsoft Excel 2013” por Bill Jelen e Tracy Syrstad na página 82. É uma fórmula que permite que você encontre dinamicamente o tamanho de uma tabela ou intervalo. Você vai apreciar isso muito mais depois, mas apenas tenha uma ideia agora. Pense em como funciona, desmembrando-a usando o método “select”. Na verdade, eu pode-se matar dois coelhos com uma só cajadada, ajudando você a usar o explorador de objetos enquanto quebra essa linha.

Conheça também:

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Como Rastrear o Google Maps (Coordenadas Geográficas) no VBA Excel?

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Crie Acrônimos a partir de Strings de Texto

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Convertendo uma Matrix num Vetor - Convert Matrix to a Vector

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Como tornar o Formulário Transparente no MS Excel?

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Faça Buscas no Google a Partir da Célula do MS Excel - Search Google From a Cell

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Decompondo um Nome nas Dimensões de uma Matriz

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function: Extraindo o Último Sobrenome de um Nome Completo ou a Última Palavra de uma Frase

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Extraindo o Segundo Nome de um Nome Completo ou a Segunda Palavra de uma Frase

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function: Extraindo o Primeiro Nome ou  a Primeira Palavra de uma Frase


Série Piece of Cake


Séries Donut


Leia também:

eBook: Série DONUT PROJECT 2015: Projetos e Códigos de Visual Basic for Applications - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Top 10 Funções: Top 10 Funções VBA para o Microsoft Excel - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Funções Poderosas: 13 Funções Poderosas no MS Excel - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Visual Basic For Application: Criando Logs de acesso: Dicas e Códigos de Visual Basic for Applications - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série VBA Tips: Rastrei seus Dashboards, Scorecards, Reports, Relatórios, Planilhas e Aplicações - Dicas e Códigos - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Data Science: Big Data, Como? - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Smarter Analytic: 5 Previsões de Big Data - Autor: André Luiz Bernardes


Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias