Google Sheets vs Microsoft Excel: Parte 1 - O que é melhor para sua empresa?

Google Sheets vs Microsoft Excel: Parte 1 - O que é melhor para sua empresa?

A ascensão dos aplicativos da Google representam o primeiro desafio real para o pacote Microsoft Office, oferecendo uma variedade de alternativas ao monolito do software atual.

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Fora do ecossistema de código aberto, a ascensão do G Suite da Google representou o primeiro desafio real para o mercado: o Microsoft Office, vem oferecendo uma variedade de alternativas ao software de produtividade em exercício.

Para muitos, o pomo de discórdia se resume as planilhas. O Excel tem sido,há muito tempo, a principal ferramenta de planilha e gerenciamento para manipularmos e programarmos bancos de dados e executar funções estatísticas. Desde a sua primeira edição, em 1987, o Excel suportou programação em Macros e, no início dos anos 90, adquiriu popularidade, substituindo, em última análise, a aplicação legada Lotus 1-2-3. E claro, ser empacotado com o poderoso sistema operacional Windows, ajudou.

Em seguida, a Google lançou seu primeiro processador de texto o Google Docs baseado em nuvem em 2006, com o Google Sheets disponível em uma base limitada neste mesmo ano. Agora, estes mostram-se opções padrão para muitos usuários individuais e muitas empresas também.


Então, depois dessa breve aula de história, qual é a melhor opção para você? Embora compartilhem muitos recursos na superfície, há grandes profissionais implementando soluções em cada um destes aplicativos.

Google Sheets
Primeiro a Nuvem

Assim como todos os aplicativos do Google, o aplicativo Google Sheets, também é baseado no navegador, foi criado pensando na nuvem.

Sempre salvará seu trabalho automaticamente, estará disponível em vários dispositivos e oferecerá suporte a usuários simultâneos para facilitar a colaboração.

Mais recentemente, a Microsoft também colocou seus produtos na nuvem com a sincronização do Excel Online com o OneDrive, assim como no Google Sheets, contanto que você esteja online, será sincronizado instantaneamente em todos os seus dispositivos do Google.

Colaboração

É aí que o Google realmente ... se destaca. O Google tornou a colaboração muito simples e eficaz no Google Sheets. A Microsoft recentemente introduziu esse recurso no Excel Online, mas não chegou nem perto do nível que o Google Sheets permite. Os grupos podem trabalhar em um único documento do Google Sheets de uma só vez, e eles nem precisam necessariamente de contas do Google para fazer isso, permitindo aos contribuidores externos serem levados para uma planilha.

Suporte para aplicativos cruzados para o Google

Google Sheets permitirá que você extraia dados de seus outros aplicativos do Google, além de feeds RSS e da poderosa ferramenta Traduzir da empresa. E o recurso ImportXML significa que você pode pegar dados de qualquer site e colocá-los no Google Sheets, onde o dado é seu para brincar.

Outros serviços do Google que podem ser importados incluem o Google Agenda, o Google Drive e o Gmail por meio de Script do Google Apps - um complemento do Google Sheets que oferece menus personalizados e barras laterais, além de suporte para alguns serviços de terceiros também.

Preços
(Peguei um referência ampla para tirar o efeito da variação de câmbio. Por favor, consulte os valores na sua moeda predileta.)

O G Suite (Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações, Google Drive, Agenda) é gratuito para usuários individuais, portanto, isso pode ajudar as PMEs a começar sem se envolver em nenhum dos planos de negócios.

Para mais armazenamento, usuários e suporte, há o G Suite para empresas, que começa em £ 3,30 por usuário por mês para 30 GB e £ 6,60 para armazenamento ilimitado.

Existem três maneiras de pagar por uma licença do Office 365, e isso é para uso doméstico ou empresarial.

O Office 365 para empresas começa em £ 7,90 por usuário por mês para todos os aplicativos, além de cinco telefones, cinco tablets e cinco PCs ou Macs por usuário, 1TB de armazenamento em nuvem e 24/7 de suporte por telefone e pela Web.

Os pacotes iniciais começam em £ 59,99 por ano para o Office 365 Personal, incluindo todos os aplicativos esperados (Word, Excel, Powerpoint, Outlook, OneNote).

Conclusão

Naturalmente, o que você deve usar depende das necessidades do seu negócio. Para lidar com conjuntos de dados extremamente grandes e colocar o desempenho do PC por trás do software, neste momento, a Microsoft será a vencedora.

Se precisar de ferramentas de colaboração nativas na nuvem, obtendo a integração perfeita, os serviços do Google atrairão outras organizações. Em última análise, você terá que aplicar os prós de cada um ao que sua empresa exige.


Embora esse seja o caso por enquanto, o Google tem a intenção de encurralar todos os mercados possíveis - portanto, a grande compactação de dados do Excel pode não estender à Microsoft uma vantagem por um longo tempo, especialmente quando os sistemas em geral migram para a nuvem.


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