Como Construir Infográficos - Desenvolvedores VBA arrisquem-se!

Inline image 4



Não é só por sermos desenvolvedores de automação e soluções com o MS Excel, MS Access, MS Powerpoint, MS Outlook, MS Word, e os demais itens da suíte MS  Office, que quer dizer que não possamos criar soluções gráficas mais primorosas e atrativas. 

Em alguns momentos isso significará deixarmos a nossa confortável suíte Office à espera, e darmos uma breve fugida ao ambiente de outras suítes para traduzirmos por lá, o que gostaríamos de implementar no Office.  Isso não traz prejuízo algum, antes, amplia a nossa compreensão de que devemos dar o melhor aos nossos clientes,e por fim a nós mesmos, quais desenvolvedores completos de soluções.

Alías, digo-lhes que qualquer bom observador tem percebido que o pessoal de Redmond tem se esmerado em deixar-nos mais livres na criação de gráficos e suas adaptações visuais para traduzirmos os nossos dados e conceitos, ilustrando melhor os nossos modelos conceituais de análise. Tenho a impressão que querem ajudar-nos a transcendermos os básicos gráficos de barras e linhas que utilizamos no piloto automático a tanto tempo.

Não tema, pergunte-se: Você acompanhará o salto do pessoal de Redmond, ou ficará mais alguns anos fazendo simples gráficos de barra e linha?

Sempre me perguntam sobre como é possível utilizar Infográficos ao invés dos batidos e renovados gráficos da suíte MS Office. Claro, isso exige algum estudo e prática. Precisamos desenvolver vários, um após o outro, sem medo de errar. O exercício contínuo aperfeiçoará o trabalho final.

Também já fui vitima de críticas, por exemplo, com respeito as cores que utilizo nos meus relatórios  e Dashboards. Obviamente o público que analisava os meus relatórios era retentor de uma profunda ignorância gráfica, não conheciam, por exemplo, os conceitos por detrás da teoria das cores.

Tais "críticos de cores" dividem-se basicamente em 2 grupos:

Profissionais desatualizados que não estão habituados a pensar fora da caixa, apesar de entoarem este mantra aos quatro ventos, sentem seguros por se manterem agarrados aos velhos modelos gráficos que conhecerem há muitos anos na época do Supercalc e do Lotus 123. Ei! Eu também estive por lá, e nem por isso criei um permafrost dentro da minha cabeça.



O outro grupo é daqueles jovens menos descolados, recém saídos das suas primeiras graduações. Manipulados anos e anos por cores nos videogames, sem se aperceberem disso, têm medo de implementar grafias diferentes devido a formatação que receberam nas instituições por onde passaram.

Quando estes dois grupos deparam-se com um projeto mais arrojado,  não conseguem aceitar nada diferente daquilo que os impressionou no passado. Você desenvolvedor, não se deixe intimidar.

Agora será portador de algum subsídio conceitual: Explique, ensine, eduque...

O que segue é uma coletânea com o intuito de servir-lhe de orientação para que possa desenvolver algum conteúdo de qualidade, lidando com as decisões comuns no que tange a escolher as ferramentas certas de trabalho.

Poderá aprender melhor a lidar com as cores, logotipos, papéis, tipografia, e espaço, entre muitos outros aspectos.

Este post tem o objetivo de torná-lo mais produtivo caso seja um designer gráfico freelancer, trabalhe em casa ou no escritório, ou seja um desenvolvedor VBA MS Office que precisa rever os conceitos no que diz respeito a dar atenção aos seus Relatórios e Dashboards.


Atalhos no Teclado para o Photoshop CS6











Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias