Geoflow - visualização 3D de dados no MS Excel

Geoflow - visualização 3D de dados no MS Excel



As ferramentas que a Microsoft nos tem disponibilizado são imensamente mais fáceis do que as encontradas na enorme paisagem de ferramentas de análises disponíveis, tais como DWROLAPMOLAPETLMDMHadoop, HivePorcoSqoopNoSQL e muito mais.

GeoFlow é mais uma dessas facilidades que melhorarão muito as nossas análises no que tange a explorarmos Mapas 3-D.

add-in GeoFlow do MS Excel permiti-nos explorar um Mapa 3-D e assisti-lo ser preenchido com dados, dentro de uma linha de tempo, da mesma maneira que uma PowerView mostra um gráfico de dispersão ao longo do tempo. Outra opção interessante é de efetuarmos um tour em vídeo, onde o mapa é novamente preenchido com os dados de um período e saímos voando de região para região no mapa. Sim, poderemos visualizar, analisar e criar animações 3-D com os mapas do Bing, usando os nossos dados.



GeoFlow requer o PowerPivot e o GeoFlow add-ins para ser habilitado no Excel Excel Professional Plus 2013. O PowerPivot já está instalado, se tiver a edição correta do Excel 2013. Precisará baixar o GeoFlow da Microsoft

No último Excel Intelligence, a Microsoft publicou alguma matéria demonstrando o suplemento (addins) Geoflow



Esse add-in estará disponível para o Office 365 ProPlus ou o Microsoft Office Professional Plus 2013 além de ficar disponível no site do Microsoft Office para download. O add-in usa DirectX 10, e requer uma placa gráfica de vídeo moderna.


Instalando o add-in para Geoflow

Depois de baixar o add-in pode ser facilmente instalado através do assistente. A configuração do programa verificará se o DirectX 10 está disponível. Caso sua máquina desktop tenha uma placa gráfica antiga, uma mensagem só aparecerá depois que tentar começar a usar o Geoflow.

Se múltiplas versões do Office estiverem instaladas, talvez seja necessário instalar um add-in para cada versão. 


Geoflow cria o botão "Mapa" na guia "Inserir" da Faixa de Opções. O botão fica localizado no novo grupo Geoflow e encontra-se entre os grupos PowerView e relatórios para os minigráficos.



Avaliação Geoflow

Para avaliarmos o Geoflow com indicações geográficas é necessário saber que indicações geográficas podem ser analisados. O Geoflow é capaz de reconhecer estados e coordenadas de longitude e latitude através de identificadores, como código de país, CEP, cidade e endereço.

Testemos o Geoflow pela primeira vez em três colunas de uma planilha de dados fictícios:

Na primeira coluna eu escolhi a Alemanha como país.

Na segunda coluna coloquei diferentes cidades, e

A terceira coluna contém alguns valores numéricos puramente arbitrários.















Em seguida, recomenda-se formatar os dados como uma tabela e atribuir-lhes títulos. Na primeira tentativa o Geoflow tentará reconhecer o seu range de dados automaticamente. Posteriormente podem alocar mais ranges de dados.


Geoflow abre sem solicitar uma janela principal e vem com o seu próprio menu.






É possível estabelecermos Links que serão os "passeios" para vermos a representação de várias avaliações. À direita está o painel de tarefas, onde faremos várias configurações. Podemos usar a roda do mouse para girar e ampliar a visão. Podemos posicionar-nos sobre as setas para aplicarmos o zoom in e out,  ajustando também a inclinação.


O próximo passo será atribuir os dados da tabela a cada campo avaliado, e para tal efeito, os títulos individuais da tabela de dados serão selecionados e o tipo atribuído:




  • "país" tipo "país" 

  • "cidade" tipo "cidade"

















Em seguida, clique em "Mapear". A visão será atualizada e teremos mais opções para agrupar os conjuntos de dados individuais e / ou agregados, tipos de gráficos para selecionar ou agrupá-los em categorias.



O menu do Geoflow permite outras funções como a entrada de "temas",  seleção de layout pré-definidos, a entrada de legendas, etc.


Este post apresenta uma pequena pincelada em parte das capacidades atribuídas ao Geoflow porque com ele poderemos fazer animações de dados, conectá-lo aos dados de uma PowerPivot. Além disso, o suplemento ainda está em desenvolvimento, o que pode significar que uma ou outra característica possa ser acrescentada.

Pessoalmente gostei do suplemento, ele é muito bom e faz-nos querer mais. 

Só posso recomendá-lo! Aliás, a primeira imagem deste artigo mostra a versão de avaliação do Geoflow que está disponível como um arquivo de exemplo pela Microsoft.


Sim, há um impactante diferencial na utilização desta nova interface quanto comparamos o exemplo abaixo. 


Qual layout torna o cenário mais claro?







Existem alguns pré-requisitos:

      • Requer o Microsoft Office Professional Plus 2013 ou o Office 365 ProPlus.
      • Requer o Windows 8Windows 7 ou o Windows Server 2008 R2 (Microsoft .NET Framework 4.0).




brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

✔ Brazil SFE®Author´s Profile  Google+   Author´s Professional Profile   Pinterest   Author´s Tweets



Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias