Excel Tips - Ordem na qual o MS Excel efetua as operações em fórmulas


Sim, ainda há pessoas que estão aprendendo a utilizar o MS Excel, para estes sugiro pesquisarem este site na tag Tips. poderão ter muitas dicas similares a estas abaixo.

Lembra quando aprendemos "expressões numéricas" na escola? 

Então, a situação aqui é a mesma. Na maioria dos casos, a ordem na qual o cálculo é executado afetará o valor retornado pela fórmula. por isso achei interessante relembrar a ordem de cálculo e como podemos alterá-la para obter o resultado desejado.

Ordem de cálculo

As fórmulas calculam valores segundo uma ordem específica. Uma fórmula no MS Excel sempre começa com um sinal de igual (=). O sinal de igual informa ao MS Excel que os caracteres a seguir constituem uma fórmula. Depois do sinal de igual estão os elementos a serem calculados (os operandos), que são separados por operadores de cálculo. O MS Excel calcula a fórmula da esquerda para a direita, de acordo com uma ordem específica para cada operador da fórmula.

Precedência de operadores

Se combinarmos vários operadores em uma única fórmula, o MS Excel executará as operações na ordem mostrada na tabela a seguir. Se uma fórmula contiver operadores com a mesma precedência — por exemplo, se uma fórmula contiver um operador de multiplicação e divisão — o MS Excel avaliará os operadores da esquerda para a direita.
 
Top of Form
Operador
Bottom of Form
Descrição
: (dois-pontos)Operadores de referência
  (espaço simples)
, (vírgula)
Negação (como em –1)
%Porcentagem
^Exponenciação
* e /Multiplicação e divisão
+ e –Adição e subtração
&Conecta duas   seqüências de texto (concatenação)
=Comparação
Bottom of Form
< >
<=
>=
<>
Uso de parênteses
Para alterar a ordem da avaliação, coloque entre parênteses a parte da fórmula a ser calculada primeiro. Por exemplo, a fórmula a seguir retorna 11 porque o MS Excel calcula a multiplicação antes da adição. A fórmula multiplica 2 por 3 e, em seguida, soma 5 ao resultado.

=5+2*3

Por outro lado, se você usar parênteses para alterar a sintaxe, o MS Excel somará 5 e 2 e, em seguida, multiplicará o resultado por 3 para produzir 21.

=(5+2)*3

No exemplo abaixo, os parênteses na primeira parte da fórmula forçam o MS Excel a calcular B4+25 primeiro e, em seguida, dividir o resultado pela soma dos valores nas células D5, E5 e F5.

=(B4+25)/SOMA(D5:F5)

Tags: Excel, Tips, fórmula, operações, células



Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias