Hoje em dia não basta analisarmos apenas as 500 empresas mais ricas do mundo. A economia atual é competitiva, os líderes de pequenas e médias empresas voltam-se para soluções de Business Intelligence para identificar tendências, e com isso desenvolver rapidamente capacidades analíticas anteriormente inexistentes, aproveitando quaisquer oportunidades que possam apresentar-se.
É muito importante administrarmos a nossa ansiedade quanto ao que queremos e quando o teremos.Encontrarmos soluções que podem proporcionar-nos uma percepção ampliada do desempenho da nossa empresa não é algo simples e rápido, antes requer muito trabalho, experimentação e adequações constantes.
Qual o preço?
Ter soluções que possam servir-nos para olharmos mais profundamente os nossos KPIs – e assim determinarmos quais são os nossos clientes mais lucrativos, fornecedores mais eficientes, e os problemas potenciais dentro de nossa organização que exigem uma ação mais rápida, não pode ser mensurada em termos de valor.
Necessidades preementes:
Não precisarmos esperar o final do mês para obtermos relatórios.Não sobrecarregarmos a nossa equipe de TI.Permitir que a nossa equipe desenvolva relatórios quando precisarem usando informações de tempo real, entregando-as rapidamente para a nossa organização.Transmitir aos usuários do BI que lhes foi permitido terem acesso a ferramentas simples. Que utilizarão tão facilmente quanto o fazem num ambiente amplamente familiar como o Microsoft Office.
Relatórios estratégicos de negócio
Todas as empresas precisam dos demonstrativos de lucros e perdas regularmente, além de uma análise mais profunda, antes de expandir-se ou consolidar-se em novos territórios ou mesmo acrescentar uma nova linha de produtos.O produto que utilizarmos precisa fornecer soluções que permitam aos nossos gerentes e suas respectivas equipes obterem informações atualizadas sobre o desempenho da empresa.Nossos usuários devem poder usar funções pré-definidas para relatórios simples, ou cubos OLAP quando uma análise mais profunda for necessária.Nossas equipes precisam trabalhar com ferramentas similares ao que encontram no Microsoft Office: Excel, Access, e Outlook, coisas que já lhes são familiares, têm de sentir que podem trabalhar em sua plena capacidade, sem uma extensiva curva de aprendizagem.Se conseguirmos encontrar uma solução com as características acima, poderemos poupar o tempo em relatórios mais simples usando modelos personalizáveis, destacando informações básicas com gráficos de Gantt, resumos, detalhamentos, visualizações personalizáveis de grades OLAP, e outros.
Compartilhando informações em tempo real
Nestes tempos de mobilidade e socialização, precisamos trazer tal contemporaneidade para dentro das nossas soluções de Business Intelligence.Um dos nossos maiores intuitos deve ser o de permitir às nossas equipes o compartilhamento de informações críticas com os seus respectivos parceiros comerciais e colegas, quer estes estejam do outro lado do corredor, ou do outro lado do globo.Devemos oferecer-lhes a capacidade tanto de captar, como de compartilhar informações através dos navegadores da Web. Isso envolve capacitá-los a pesquisar, compartilhar, e colaborar em tempo real uns com os outros.E, o mais importante: Uma vez que as informações estejam em suas mãos, os responsáveis consigam tomar decisões, exibí-las e analisá-las de acordo com as suas singulares necessidades.
Capacitando os responsáveis por decisões em todos os níveis
O nosso Business Intelligence e os seus respectivos relatórios devem desempenhar um papel importante na eficiência organizacional, bem como na excelência do atendimento ao cliente.Todos os colaboradores que utilizarem o BI precisam ter a sensação de que lidar com informações, seja registrando-as, classificando-as, ou acessando-as, tornou-se algo mais fácil e lhes permitirá tomar decisões melhores.Por exemplo:(1) Quando o funcionário de uma central de atendimento registra um certo número de queixas sobre um produto, os gerentes podem receber um alerta por e-mail notificando um problema que precisa de atenção urgente.(2) Quando os dados recolhidos de algumas rede sociais apontam um comportamento crítico, que pode trazer riscos a Marca, ao esforço de divulgação ou mesmo a qualidade do produto ou ação de marketing, uma luz vermelha (um dos nossos KPIs), precisa acender-se indicando que uma ação precisa ser tomada.
Soluções
Parece transparente que levar a nossa corporação ao nível de utilização que um BI propicia é um trabalho hercúleo, mas muito proveitoso, quais são os primeiros passos?
Entender o que não temos.Compreender o que precisamos.Desenhar uma trajetória sobre onde queremos chegar.Viabilizar a trajetória.Delegar Empowerment as equipes responsáveis.
Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.A nível da administração de empresas, o empowerment é uma ferramenta que visa lidar com a lentidão e burocracia em uma empresa. Para ser implementado na empresa, é necessário haver um compartilhamento extensivo das informações, possibilitação de uma verdadeira autonomia e uma diminuição dos padrões hierárquicos e burocráticos.O objetivo da delegação de poderes é ter trabalhadores mais motivados e envolvidos nas decisões da empresa. Ao sentirem que possuem mais responsabilidades, procuram soluções e tornam-se mais criativos porque sentem estão contribuindo para o rumo da empresa, e que pertencem de fato à organização.A autoconfiança, cooperação e proatividade do trabalhador também são estimuladas. O entusiasmo para desenvolver o trabalho aumenta porque a chefia é vista de forma diferente, aberta a sugestões, mas sem descurar das suas próprias responsabilidades, porque continua a desempenhar o papel de liderança. By Significados.
Engajar-se em algo deste tamanho é algo que precisará de sinergia, contínua colaboração e muito marketing da equipe envolvida.
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