Cá estamos, explorando os novos recursos do MS Excel 2013. Desenvolvimento original de Chad Rothschiller, gerente de programas na equipe do Excel.
A pergunta clássica é: "Como posso abrir minhas pastas de trabalho em janelas separadas?"
Esta tem sido uma das perguntas mais comuns de muitos usuários que desejam olhar para o seu trabalho com as pastas sendo mostradas lado a lado, em mais de um monitor.
Imagine que agora podemos ter um Cockpit real!Sim, partir do Excel 2013, cada uma das nossas Sheet podem ter a sua própria janela aberta, semelhante ao acontece já a algum tempo com o MS Word e o MS PowerPoint.Cada Sheet tem o seu próprio menu e moldura na respectiva janela, a qual você pode mover e redimensionar independente das demais abas abertas. Esta funcionalidade certamente melhorará a multitarefa, visibilidade e análise através das suas abas.Imagine, agora observaremos as interações recorrentes entres as abas das planilhas.
A terminalogia computacional para isso é SDI - Single Document Interface.
Aqui está um exemplo de quatro novos workbooks. Note que cada um deles tem a sua própria janela e Ribbon:
Como organizar as janelas
Agora que podemos ter várias janelas, como vamos organizá-las?Existe uma variedade de opções e abaixo estão algumas das minhas favoritas:
Encaixe inteligente (Smart Snapping): Arraste a parte superior da janela para a parte à esquerda, ou à direita da tela, em seguida, a janela se redimensionará automaticamente.Arraste para a esquerda (Drag Left): Posiciona na metade esquerda da telaArraste para a direita (Drag Right): Posiciona na metade direita da telaArraste Top (Drag Top): Preenche toda a telaBarra de tarefas do Windows (Windows Taskbar): Ao segurar a tecla Shift e, em seguida, clique com o botão direito no ícone do Excel na barra de tarefas do Windows, então verá as opções para organizar suas janelas abertas. A coisa legal sobre essas opções é que se tiver vários monitores, o Windows lembra onde cada pasta de trabalho se organiza.
É claro que ainda podemos criar novas janelas (ou várias janelas) mostrando-as na mesma planilha (workbook). Da mesma forma, o "Exibir Lado a Lado" e "rolagem" são recursos que funcionam como antigamente.Excel Ribbon: Clique em View e Arrange All para ver mais opções para organizar suas pastas de trabalho:
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