Achei este texto muito interessante e elucidativo, talvez ajude-nos a refletir quão importante é dar atenção aos detalhes.
O texto é de Elazier Barbosa - elazierbarbosa@hotmail.com.
As formiguinhas e a Dona barata...
Imagine você no seu café da manhã, com o uma fatia de pão em uma mão, faca na outra pronto para pegar um pouco da sua geleia preferida e vê 3 forminhas passeando alegremente na sua geleia!
Você exclama: Puxa! São minúsculas e quase que você as vias, mas não deixam de ser formigas!
Decisão: jogar fora o seu vidro de geleia preferida recém-inaugurado!
Ou usar uma colher e tirar as ditas formiguinhas juntas com um parte da geleia, pressupondo que somente em volta de cada formiguinha deveria estar sujo, contaminando a sua querida geleia.
Pressupondo a vontade de comer sua geleia o que você faria?
A maioria, acho que com certeza aplicaria a segunda alternativa. É uma formiga mas é uma formiguinha pequenininha e se for tirada junto comum pouco de geleia, está tudo beleza!
Vamos ao segundo ato.
Repetindo a primeira cena, você leva a faca à gelia e, quem está deitadona na geleia? É a dona barata! Com a barriguinha cheia de geleia! Êta vida doce!
E agora, qual das alternativas você aplicaria? Tiraria cuidadosamente a dona barata da geléia (segurando pelas suas perninhas ?) e com um pouco de geléia junto e negócio fechado?
Eu acho que não, Acho que você horrorizado e com muita raiva jogaria tudo no lixo. Não iria nem quer aproveitar o vidro pra guardar parafusos, porquinhas e outras cositas mas que a gente guarda e nunca usa.
Como o nosso tema é administração, vamos então sequenciando para essa área
Você já percebeu quanta vezes relevou alguns funcionários que:
- Escreverem o nome de maneira errada do cliente;
- Chamam de Maria quando era Mário;
- Mandam um e-mail cheio de erros de português;
- Tratam o cliente de maneira excessivamente informal como se fosse colega de faculdade;
- Enviam a mercadoria à tarde quando era para ser enviada na parte da manhã;
- Deixam o cliente dependurado no telefone e acabam até esquecendo que o coitado estava aguardando, aguardando;
- Quando ligam para o cliente e se é atendido por uma voz feminina fazem gracejos impróprios e fazem perguntas pessoais que nada tem a ver com o negocio da companhia e por aí vai.
Ou seja você acha esses comportamentos aceitáveis pois acha que ninguém é perfeito e que isso também não vai criar maiores problemas pra a empresa
Mas convenhamos no mês, passado quando o seu funcionário tirou um pedido e errou pra cima no zero e você produziu 10 vezes mais e só pode entregar 10%, aí então você ficou uma fera e botou ele olho da rua!
Vamos voltar as formiguinhas. Mate um barata e deixe ela no chão da cozinha. Logo de manhã vai verificar como está a defunta. Você irá ver que ela está toda decorada por um batalhão de formiguinhas em ação.
Espere até a noite e as formiguinhas terão levado em partes, toda a barata pro formigueiro. Perfeito trabalho em equipe, umas cortando em pedacinhos a defunta e as outras levando os pedacinhos para o formigueiro.
Moral da história: você tem nojo de comer barata diretamente mas é relevante com as formiguinhas que comem barata, logo, você come e não acha que é problema comer barata por tabela.
Agora talvez nem precisasse continuar escrevendo. Aqueles funcionários que fazem "pequenas faltas" com o clientes são as formiguinhas que você está engolindo no dia-a-dia.
Aquele que você mandou embora no mês passado era uma baratona!
Meu Amigo se você na sua cozinha continuar numa boa com as formiguinhas vai comer muitas baratas por tabela!
Lembre-se: Erros pequenos são como tijolos quando empilhados podem fazer um grande muro. O muro que irá manter sua empresa fora o mercado.
Tags: Corporativo, Dica, comportamento, fábula, aprendizado, formiga, barata
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