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A taxa de giro de estoque é um método de cálculo que mostra o número de giros de produtos no estoque de uma empresa ao longo do ano. Em outras palavras, indica quantas vezes os estoques de uma empresa são renovados ao longo de um ano.
Os produtos mantidos em estoque, o custo desses estoques durante o processo de giro, bem como os ativos das empresas, devem ser considerados. Além do cálculo do custo de estoque, essa taxa também demonstra a eficácia com que a empresa utiliza seus estoques.
No setor farmacêutico, a média de dias de estoque e a taxa de giro de estoque dos produtos mantidos nos armazéns de medicamentos são geralmente o assunto em pauta. É claro que existe uma dificuldade financeira em manter os produtos em seus estoques em vez de em seus próprios estoques. Se a sua taxa de giro de estoque for baixa e o número de dias de estoque for alto, o armazém não aceitará novas vendas ou recorrerá a você para obter pagamentos de juros elevados.
Como é calculada a taxa de rotatividade de estoque?
Ao calcular esses dados, eles são calculados dividindo o custo dos produtos vendidos durante o ano pela média dos estoques no início do período e dos estoques no final do período. Esse resultado mostra quantas vezes a empresa renova seus estoques nesse período. Esses dados também mostram a rapidez com que os estoques da empresa são consumidos.
Se formarmos uma fórmula para calcular a taxa de rotatividade de estoque:
Taxa de rotatividade de estoque = Custo do produto vendido / ((Estoque no início do período + Estoque no final do período) /2)
Se mostrarmos um exemplo:
- Custo do produto vendido: 250.000 $
- Estoque no início do período: 20.000
- Estoque no final do período: 30.000
Quando inserimos esses dados na fórmula:
ITR = 250.000 / ((20.000 + 30.000) / 2)
ITR = 250.000 / 25.000
ITR = 10
Neste exemplo, a taxa de rotatividade de estoque é destacada como “10”. Isso mostra que os estoques são renovados 10 vezes ao longo de um ano (ou processo incluído na operação).
A média de dias de estoque é uma métrica que permite monitorar seus estoques de uma forma mais diferenciada. Com esses dados, você pode descobrir quantos dias, em média, restam nos estoques de produtos em um mês dentro de um ano. Vamos abordar como o tempo médio de estoque é calculado:
Média de dias de estoque = 360 / Taxa de rotatividade de estoque
Se prosseguirmos com o exemplo acima, o tempo médio de permanência em estoque será o seguinte:
Média de dias de estoque = 360 / 10
Média de dias de estoque = 36
Neste caso, verifica-se que os estoques são renovados a cada 36 dias, considerando os dados acima. Quando a taxa de giro do estoque aumenta, o tempo de permanência em estoque diminui.
Qual deve ser a taxa de rotatividade de estoque?
Como essa taxa varia de acordo com cada empresa e setor, não é possível determinar um resultado único para essa questão. Como o trabalho, o produto vendido, o mercado relevante e a cotação influenciam na variação da taxa de giro de estoque, as empresas devem encontrar sua taxa ideal.
Por exemplo, em alimentos que exigem consumo rápido ou produtos que se deterioram rapidamente, a taxa de giro de estoque deve ser alta. Caso contrário, os produtos em estoque podem se deteriorar e a empresa pode incorrer em prejuízos. Por outro lado, em produtos que duram mais (por exemplo, eletrônicos), a taxa de giro de estoque pode ser menor. Essa taxa pode variar dependendo dos produtos vendidos pela empresa.
Quando a taxa de giro de estoque é alta: Pode-se pensar que os produtos em estoque são vendidos rapidamente e o ciclo de giro de produtos é mantido. Essa taxa alta indica que as vendas da empresa estão sendo bem-sucedidas, mas ter uma taxa alta nem sempre é uma condição positiva.
Também pode indicar que as empresas trabalham com estoques insuficientes, que renovam seus estoques muito rapidamente ou têm um problema contínuo de estoque. Portanto, essa taxa permitirá que você veja duas condições diferentes.
Quando a taxa de giro de estoque é baixa: Pode-se entender que as empresas não conseguem converter os produtos em estoque em vendas rapidamente. Nesse ponto, pode-se pensar que alguns problemas estratégicos estão em pauta, como gestão da empresa, marketing e publicidade.
Além disso, em caso de taxa baixa, as empresas podem manter um excesso de estoques para fins especulativos ou podem manter uma grande quantidade de estoques dentro dos limites da possibilidade para vendas com pagamento diferido.
Por que o cálculo da taxa de rotatividade de estoque é importante?
Com o cálculo da taxa de giro de estoque, você pode obter informações importantes sobre a gestão de estoque. Como mencionamos acima, esses dados também são importantes, pois fornecem informações sobre o consumo dos seus estoques.
Com essa taxa de rotatividade, você pode prever quanto gastou em média com seus estoques de produtos ao longo de um ano. Isso permitirá que você crie seu custo anual de produto.
Além disso, ao verificar quantas vezes você renova seus estoques ao longo de um ano, você sabe quantas vezes ligará para os fornecedores. De acordo com os processos de produção e as capacidades dos fornecedores, você também pode pesquisar diferentes fornecedores de acordo com essa taxa de rotatividade e evitar a situação de trabalhar com estoque insuficiente.
Métricas :
1. Métrica | Realização de Chamadas Não Direcionadas e AB% (Non Targeted and AB Call Realization%)
2. Métrica | Visitas Diárias (Calls per day)
3. Métrica | (Cost per call)
4. Métrica | Custo por Chamada (Sales Force Headcount Ratio%)
5. Métrica | Proporção de Efetivo da Força de Vendas% (Compound Annual Growth Rate (CAGR))
6. Métrica | Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) (Coaching per Rep & Development plan per Rep & Dual call days in the field)
7. Métrica | Coaching por Representante e Plano de Desenvolvimento por Representante e Dias de Plantão Duplo em Campo (Coaching per Rep & Development plan per Rep & Dual call days in the field)
8. Métrica | Taxa de Rotatividade de Estoque e Média de Dias de Estoque (Inventory Turnover Rate & Average Days of Inventory)
9. Métrica | Amplitude de Controle (Span of control)
10. Métrica | Precisão da Previsão % (Forecast Accuracy %)
11. Métrica | % de e-Mails Aprovados - % de e-Mails Revisados na Abertura - % de Ligações Telefônicas - % de Participantes do Webcast (% of Approved Email - % of Opening-reviewed Mail - % of Phone Call - % of Webcast Attendee)
12. Métrica | % de Detalhamento Remoto (% of Remote Detailing)
13. Métrica | Contribuição para o Crescimento % / Participação no Crescimento % (Contribution to Growth % / Share of Growth%)
14. Métrica | Índice de Pontuação de Coaching (Coaching Score Index)
15. Métrica | Taxa de Marketing de Circuito Fechado (CLM% - Closed loop marketing rate)
16. Métrica | Realização do Orçamento de Bônus de Vendas% (Sales Bonus Budget Realization%)
17. Métrica | Vendas Médias Diárias (Daily Average Sales)
18. Métrica | Participação no Mercado de Medicamentos Prescritos - MS% Prescrito e Crescimento de Medicamentos Prescritos - PPG% prescrito (Prescription Market Share- Rx MS% & Prescription Growth - Rx PPG%)
19. Métrica | Estimativa de Realização do Fim do Ciclo (Estimated End of Cycle Realization)
20. Métrica | Crescimento Delta (Delta Growth)
21. Métrica | Valor da Vida Útil do Cliente - CLV ( Customer Lifetime Value )
22. Métrica | % da Força de Vendas Incentivada ( % of Incentivized Sales Force )
23. Métrica | % da Taxa de Vacância ( Vacancy Rate% )
24. Métrica | Rentabilidade Acumulada de Longo Prazo (LTIC) e Retorno sobre Investimento Adicional (IROI) ( Long-term cumulative profitability and Return on additional investment )
25. Métrica | % da Curva de Concentração ( Concentration Curve% )
26. Métrica | Índice de Oportunidades de Negócios / Índice de Potencial / Índice de Carga de Trabalho ( Business Opportunity Index / Potential Index / Workload Index )
27. Métrica | Curva de Resposta ( Response Curve )
28. Métrica | Aumento de Vendas ( Sales Ramp-up )
29. Métrica | Custo de Aquisição de Clientes - CAC ( Customer Acquisition Cost )
30. Métrica | % da Taxa de Rotatividade ( Churn Rate% )
31. Análise de Variação de Lucros: Real vs Meta em DAX
32. Métrica | Percentual de Dias no Campo ( Days in the field % )
33. Métrica | Taxa de Acerto ( Strike Rate )
34. Métrica | % de Compartilhamento Geográfico ( Geo Share% )
35. Métrica | Taxa de Rotatividade da Força de Vendas Voluntária% ( Voluntary Sales Force Turnover Ratio% )
36. Métrica | % do Tempo Gasto em Treinamento no FLSM ( % of FLSM Time Spent on Coaching )
37. Métrica | Participação de Voz ( Share of Voice )
38. Métrica | Proporção de Bens Livres% ( Free Good Ratio% )
39. Métrica | Tamanho da Gota ( Drop Size )
40. Métrica | Taxa de Prevalência do Cliente ( Customer Prevalence Rate )
41. Métrica | Cobertura ( Coverage )
42. Métrica | Vendas por Representante (Sales per Rep)
43. Métrica | Efeito de transferência (Carryover Effect)
44. Métrica | Alcance da frequência de chamadas alvo - TCFA% (Target Call Frequency Achievement)
45. Métrica | Índice de Crescimento (Growth Index)
46. Métrica | Índice de Mercado (Market Index)
47. Métrica | Participação de Mercado (Market Share)
48. Métrica | Medidas (Measures)
49. Métrica | Períodos (Periods)
50. Métrica | Vendas incrementais (Incremental Sales)
51. Métrica | Crescimento de Vendas (Sales Growth)
52. Métrica | Realização% (Realization%)
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