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Métrica | % da Taxa de Rotatividade ( Churn Rate% )

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A taxa de perda de clientes ou taxa de atrito refere-se à porcentagem de clientes que encerram um relacionamento comercial com uma empresa dentro de um determinado período. A perda de clientes pode se manifestar de diferentes maneiras. O cliente que compra Coca-Cola regularmente passa a preferir Pepsi. O médico neurologista passa a preferir o produto ou a molécula concorrente no transtorno bipolar. A farmácia onde você vende Epicmisin continuamente desiste de comprar seu produto nos últimos 2 meses e compra o produto concorrente. Este KPI destaca o efeito que impede seu volume de vendas e crescimento, e é importante entender como suas implementações, preferências e decisões de vendas afetam os clientes.


É verdade que manter os clientes é consideravelmente mais difícil do que conquistá-los; e isso pode diminuir a receita e limitar seu potencial de crescimento. Perdas significativas são sinal de que há um problema em outras áreas e podem apontar para problemas operacionais mais profundos.


O cálculo do KPI a ser medido é simples: comece selecionando o período desejado (geralmente, a medição é feita em meses, trimestres ou anos). Levando isso em consideração, a fórmula exige a divisão do número de clientes perdidos durante o período especificado pelo número total de clientes no início do período. Ao encontrar o resultado e multiplicá-lo por 100, sua taxa de churn será revelada.


Taxa de rotatividade% = (Número de clientes perdidos no período relevante / número total de clientes no início do período) * 100


Como a taxa de rotatividade é uma métrica de satisfação e sucesso, ela é medida principalmente com dados obtidos da sua plataforma de CRM, sistema de pedidos, pesquisas com clientes, registros financeiros e outras ferramentas de análise.


As empresas interessadas no mix de clientes geralmente distinguem entre a taxa bruta e a líquida de perda de clientes. A taxa bruta de rotatividade de clientes é a taxa de perda de clientes de uma empresa, enquanto a taxa líquida de rotatividade de clientes é uma medida da diferença entre a taxa bruta de rotatividade de clientes e a taxa de aquisição de novos clientes. Por exemplo, se a taxa bruta de perda de clientes de uma empresa for de 7% e a taxa de aquisição de novos clientes for de 5%, a taxa líquida de perda de clientes da empresa será de 2%. Para empresas baseadas em assinaturas, uma taxa líquida de perda de clientes positiva é um indicador de que a empresa enfrenta problemas, pois o crescimento de clientes se torna limitado.


Devido à importância de manter baixas as taxas de perda de clientes, as empresas baseadas em assinaturas têm departamentos dedicados a estabelecer relacionamento com os clientes, desenvolvê-los ou recuperar os clientes perdidos.


Métricas : 

 

 

 

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