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Métrica | Participação de Mercado (Market Share)

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Outra métrica de vendas fundamental. Sua definição é a seguinte: a relação entre suas vendas em um determinado período e a medida de vendas de todo o setor no mesmo período. Essa métrica é usada para dar uma ideia geral sobre o tamanho de uma empresa ou produto em relação ao seu mercado e concorrentes.


Vamos dar um exemplo: digamos que nosso produto em voga vendeu 350.000 caixas na região de São Paulo em todo o ano de 2024. O mercado do seu produto na região de São Paulo: Vendas totais em caixas do mercado de anti-infecciosos orais: Se for 4,7 milhões de caixas; a participação de mercado em caixas do produto em voga = 7,4%.


Participação de mercado = (medida de vendas do seu produto, empresa ou representante / medida de vendas totais do mercado) * 100


Uma maior participação de mercado geralmente se refere a mais vendas, menos esforço para obter mais vendas e um mercado desafiador para os concorrentes. Se você tem uma alta participação de mercado, significa que ganharemos mais do que eles em caso de expansão de mercado. Da mesma forma, conforme definido em participação de mercado, um líder de mercado é obrigado a expandir o mercado para seu próprio crescimento. Então, é vantajoso descrever uma nova definição: Líder de Mercado!


O líder de mercado é a empresa/produto/pessoa que detém a maior fatia de mercado em um mercado. Ele pode frequentemente usar sua posição dominante para influenciar o ambiente competitivo e a direção da concorrência no mercado. Ele pode superar, impulsionar e direcionar seus concorrentes de acordo com outras métricas, incluindo fidelidade à marca, medida percebida, contexto de distribuição, imagem, preço, despesas de promoção e lucro.


Existem condições analíticas favoráveis ​​entre participação de mercado e crescimento, e um profissional de SFE nunca consegue interpretar "desempenho" considerando uma única métrica. Você pode ser líder de mercado em um mercado de US$ 1.000 no ano passado, com vendas de US$ 450 e participação de mercado de 45%, mas pode não ser líder de mercado mesmo que tenha aumentado suas vendas em 100% e chegado a US$ 900 este ano. Porque o mercado também pode aumentar de US$ 1.000 para US$ 3.000 e crescer três vezes. Nesse caso, sua participação de mercado caiu para 900/3.000 = 40%. Dizer "crescemos duas vezes em relação ao ano passado" não faz sentido numa apresentação de diretoria.


Métricas : 

 

  

 

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