MS Access - Como carregar uma imagem num formulário




Blog Office VBA | Blog Excel | Blog Access |

Aqui encontra-se uma das técnicas para colocarmos imagens dentro de um formulário MS Access.

Com esta poderá ler imagens: .jpg, .gif, .bmp para um "Image control".  E a partir daí poderá navegar no seu formulário através dos registros e suas imagens serão lidas automaticamente de um local qualquer (rede, internet, pendrive, etc...).


Perceba que o tamanho da sua imagem influenciará quanto a velocidade de apresentação da mesma no formulário.

A vantagem desta técnica é a de que poderá ter centenas de imagens que não farão o banco de dados sentar. Por quê? Porque as imagens não estarão dentro do banco de dados, mas à parte em um local da rede, disco, etc...

Passos:


1. Adicione um "Image control" ao seu formulário.
   Informe ao prompt o local onde estão as imagens que deseja, bem o tipo a ser utilizado.


2. Configure as propriedades por remover esta que escolheu primeiro.


3. Coloque o código a seguir no evento "On_current event"

  • Private Sub Form_Current()
        Let nPath="\\IMAGESERVER\PhotosBernardes\01\"
        If Me![ID] <> 0 Then
            Let Me!Img.Picture = nPath & Me![ID] & ".jpg"
            Let LblImg.Caption = "Arquivo: " & nPath & Me![ID] & ".JPG"
        End If
    End Sub

O objeto Label simplesmente mostrará o caminho (path) da imagem, identificando algum problema caso ocorra.

Perceba que o nome da minha imagem é o mesmo código do meu campo ID. Desse modo quando o ID 956554 for mostrado no FORM, a imagem com o mesmo nome será lido com a extensão .JPG.

Claro, deixei alguns pequenos cuidados para que possam, vamos dizer...modernizar o código ok...Divirtam-se


Tags: VBA, Access, load, image, form, jpg, gif, bmp

Um comentário:

  1. Só me de um help em caso dele não achar a imagem. Pois quando ele não acha o arquivo ele vai pro depurador. Obrigado

    ResponderExcluir

diHITT - Notícias