Pharma Brazil: FRANÇA - Mais velha, mais esperta, mais valor consciente: A transformação do consumidor




As tendências de longo prazo remodelam a paisagem do consumidor na França e têm implicações em outros países desenvolvidos também.

Ao longo dos próximos 20 anos tendências demográficas, sociais e econômicas poderosas prometem reformular substancialmente o comportamento do consumidor em muitas das nações mais ricas do mundo. As implicações para os negócios será significativas. Para entender melhor essas tendências, analisou-se algumas perspectivas na França e descobriu-se que lá, como em muitos dos seus vizinhos europeus, a família média em 2030 será mais velha, mais instruída e menos rica do que a média das famílias de 2010.

Encontramos três tendências de longo prazo, atingindo um ponto de inflexão que transformará radicalmente os países:

- O envelhecimento da população, 

- Mudanças sociais que alteram como as famílias se parecem, e

- Fatores econômicos retardando a expansão da riqueza. 

Como essas tendências varrerão a França e, em graus variados, o resto da Europa, imporão pressão sobre o crescimento do consumo, mudando radicalmente a paisagem do consumidor.

Uma nação em transformação
A população da França está envelhecendo com o aumento da longevidade, as taxas de queda da fertilidade, e os mais velhos da geração baby boom. Estas tendências têm implicações econômicas profundas, pressionando o crescimento do PIB per capita, e o poder de compra e consumo. Talvez em 2030, por exemplo, mais de metade de todas as famílias francesas sejam dirigidas por alguém com 55 anos ou mais. Em toda a Europa, apenas dois trabalhadores apoiarão cada aposentado em 2050, em comparação com quatro de hoje, a menos que haja mudanças da idade de aposentadoria.

Uma série de mudanças sociais estão reformulando a família francesa média. Estes incluem aumento da escolaridade, mais mulheres participando do mercado de trabalho e famílias menores, menos casais formais e a queda da taxa de natalidade. Prevemos que o número de famílias francesas com casais que vivem juntos caia para 58 por cento em 2030, dos 75 por cento em 1980, enquanto as famílias terão uma média de 2,5 membros, contra 3,3 em 1980.



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