Na Visualização de Dados, além da apresentação visual, há um elemento central da interação homem-computador.
Como podemos criar Visualizações Interativas nos dashboards? Precisamos usar parâmetros.
Reveja o básico:
Esta é a 1ª maneira de fazermos isso, de quatro maneiras básicas que exemplificamos aqui sobre como consultas com parâmetros, dentro dos cenários de interação, podem ser aplicados.
Filtros de Parametrização
Esta é a função básica de Visualização de Dados Interativa, o que significa que diferentes dados podem ser filtrados de acordo com diferentes condições.
Por exemplo, na tabela contábil de inventário acima, os dados serão verificados e exibidos de acordo com o valor padrão dos parâmetros antes de clicar na consulta deste relatório. A seleção padrão da caixa de seleção do armazém são o Depósito 1 e o Depósito 3. Somos livres para escolher o período de tempo e o armazém para consultar os dados que queremos, ou seja, consulta multivalor.
Claro que, ao usar Filtragem de Parâmetros, também podemos alterar a tabela para o gráfico.
No gráfico a seguir, você pode facilmente consultar as vendas por cliente, vendas por funcionário ou vendas por vendedor de qualquer agência em qualquer mês e ano.
Neste outro exemplo abaixo, através do desenho interativo do gráfico, gestores podem saber sobre as mudanças mensais de pessoal de cada filial a tempo. Pode-se ver a aplicação da filtragem dos parâmetros na visualização interativa quando ela é muito extensa.