ODBC - O que é ? What´s ODBC ?

Veja também:| Blog Office VBA | Blog Excel | Blog Access    |
 
Introdução
O ODBC (Open Database Connectivity) é um padrão aberto de API (Application Programming Interface) para acesso a Banco de Dados.

Em 1992, a Microsoft contratou a Simba para construir o primeiro driver ODBC do mundo; SIMBA.DLL, e então os acessos padronizados à bases de dados comuns nasceu.

Ao usar declarações (statements) ODBC numa aplicação ou sistema, poderá acessar arquivos em diferentes bases de dados. Além do software ODBC, um módulo separado ou driver é necessário para cada banco de dados acessado, geralmente este é distribuido pelos desenvolvedores do Banco de Dados (Oracle, DB2, Informix, SQL Server, My SQL, Paradox, etc).

História
A Microsoft introduziu este padrão 1992. O ODBC foi um padrão desenvolvido com o propósito de unificar o acesso às bases de dados SQL.

Seguindo o sucesso do ODBC, A Microsoft introduziu o OLE DB que era um padrão mais amplo de acesso aos dados. Este ia além dos bancos de dados SQL, estendendo-se a qualquer fonte de dados que fornecesse dados em formato tabular.

O plano da Microsoft era o de que o OLE DB suplantaria o ODBC como o padrão mais comum de acesso a dados. Mais recentemente, a Microsoft introduziu o padrão de acesso a dados ADO.

O ADO deveria ir ainda mais longe do que o OLE DB. devido ao ADO ser orientado a objeto, no entanto, mesmo com as exaustivas tentativas  da Microsoft para substituir o padrão ODBC com o que considerava "melhores" alternativas, o ODBC continua a ser o padrão de acesso a dados de fontes  SQL.

De fato, hoje o padrão ODBC é mais comum do que o OLE DB e do que o ADO porque o ODBC é mais amplamente suportado (incluindo suporte da Oracle e IBM), interpolando plataformas padrões de acesso a dados.


Visão Geral
O ODBC, de fato, tornou-se o padrão para bases de dados relacionais e não relacionais (SGBD). A Simba trabalhou em estreita colaboração com a Microsoft para co-desenvolver o padrão ODBC no início dos anos 90. O padrão ODBC permite o máximo de interoperabilidade propiciando assim que os desenvolvedores de aplicativos escrevamr um único pedido de acesso a fontes de dados para diferentes fornecedores. ODBC é baseado no Call-Level Interface (CLI) especificações do Open Group e ISO / IEC para APIs de banco de dados e usa Structured Query Language (SQL) como sua linguagem de acesso a banco de dados.
Arquitetura ODBC odbcjdbcst.gif
Ativando aplicação ODBC Trata-se de qualquer aplicação compatível com ODBC, como o Microsoft Excel, o Crystal Reports, Microsoft Access, ou algo semelhante (planilha, processador de texto, acesso a dados e Retrievable Tool, etc.) O aplicativo ODBC habilitado executa o processamento, passando instruções SQL recebendo os do driver gerenciador de ODBC. ODBC Driver Manager O gerenciador de Drivers ODBC carrega e descarrega drivers ODBC no nome de um aplicativo. A plataforma Windows vem com um gerenciador de driver padrão, enquanto plataformas não-Windows têm a opção de usar um open source ODBC Driver Manager como o unixODBC e iODBC ou um gestor de controladores ODBC comercial. O gerenciador de de Drivers ODBC processa chamadas de função ODBC, ou passa-as para um driver ODBC resolvendo quaisquer conflitos de versão do ODBC. Driver ODBC
O driver ODBC processa as chamadas de função ao ODBC, submete pedidos SQL para uma fonte de dados específica e retorna resultados para a aplicação. O driver ODBC pode também modificar uma solicitação  da aplicação para que o pedido respeita a sintaxe suportada pelo banco de dados associado. Comercial drivers ODBC, ou uma estrutura para criar facilmente um driver ODBC, estão disponíveis de fabricantes como Simba Technologies.

Fonte de Dados
A fonte de dados consiste em dados que o usuário deseja acessar e seu sistema de gerenciamento de banco de dados. InAnyPlace03.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias