Disponível para download em office.com/preview, o novo Microsoft Office 2013 possui uma nova interface otimizada para telas sensíveis a toque, compatibilidade com a arquitetura ARM (ele virá pré-instalado no Windows RT), integração com a rede social Yammer, maior integração com o SkyDrive, integração com o Skype no Outlook e outras novidades.
A Microsoft anunciou nesta segunda (16.07.2013) a nova geração do Microsoft Office 2013, suíte de softwares de produtividade da empresa, utilizada por cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo. Os principais destaque são o aprimoramento da interface dos programas para uso em tablets e mais funções para os softwares na web. A versão prévia em português pode ser baixada no site da empresa. Os preços do novo Office só serão anunciados por volta de Outubro nos EUA.
O que a Microsoft procurou fazer foi integrar o Microsoft Office 2013 a outros produtos da empresa, o Windows 8 e o Windows Phone 8, para que a suíte de programas se tornasse "rápida e fluida", além de acessível a múltiplos dispositivos, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Um detalhe é que o Microsoft Office 2013 é compatível apenas com o Windows 7 e com o Windows 8. Windows XP e Windows Vista estão fora.
Durante a apresentação, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, disse que a suíte de aplicativos é um dos produtos mais importantes da empresa, por atender uma vasta gama de consumidores. "Esse é um dos mais ambiciosos lançamentos da empresa nos últimos tempos. Pessoas trabalham física e virtualmente com mais conexões sociais, e você verão isso refletido no novo Office. Isso incluirá integração com o Skype para que as pessoas possam falar umas com as outras, entre outros recursos".
O novo Microsoft Office 2013 será incluído à versão Windows 8 RT, usada em dispositivos com arquitetura ARM, incluindo o Microsoft Surface, tablet da empresa. As versões disponíveis nesse caso serão a Home e Student 2013. Segundo a Microsoft, reorganizar e ''reformatar'' suas informações serão tarefas mais fáceis no Excel. O software vai ''aprender'' e reconhecer padrões e autocompletar os dados, sem necessidade de fórmulas ou macros.
NOVO
A interface dos programas foi redesenhada e alguns ajustes foram feitos: a barra superior, conhecida como Ribbon (que apareceu primeiro no Office 2007), permanece no novo Microsoft Office 2013, mas agora é opcional, com possibilidade de ajustes da barra e botões mais ou menos utilizados.
No Power Point, quando você fizer uma apresentação com uma segunda tela (como quando usa um projetor), ferramentas de "bastidor" permitirão que você controle os slides e se conecte com sua audiência, vendo comentários feitos em tempo real.
No Outlook, você visualizará mais rapidamente dados de um compromisso, reunião ou detalhes da pessoa para quem está mandando o e-mail, sem ter de mudar de tela e perder o contexto. Sem precisar sair do programa, haverá um aplicativo do Bing que mostrará mapas com os endereços do compromisso para onde você precisa ir.
No Word, arquivos em PDF serão abertos diretamente; também será possível produzir conteúdo, como gráficos, listas e tabelas desses PDFs atuarem de forma similar a documentos Word. Ainda, a nova tela de início dará acesso direto a templates e listas dos últimos documentos utilizados.
Os arquivos poderão ser salvos localmente nos dispositivos ou no Skydrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, que permitirá que o mesmo arquivo seja acessado sempre na última versão por múltiplos computadores e tablets e múltiplos colaboradores, caso o usuário permita.
Para saber quais documentos está editando, o usuário terá acesso a uma seção chamada "Documentos que eu sigo", uma espécie de feed de notícias pelo aplicativo Share Point. Assim como no Twitter, a seção terá o uso de códigos como o @bernardess para respostas e #VBAforDummies para temas seguidos.
Como no passado, a Microsoft irá oferecer várias versões do pacote em DVD, tanto para consumidores quanto para empresas, que podem ser instaladas no computador. Mas a empresa também pretende oferecer o serviço por assinatura Office 365: assinantes poderão baixar e rodar o Office 2013 em até cinco aparelhos, incluindo PCs e tablets rodando o Windows 7 e 8. A versão final do Office 365 também irá incluir o Office para Mac.
As novas ofertas da Microsoft incluem o Office 2013 e uma versão atualizada do serviço online Office 365. A empresa já havia indicado que tablets Windows RT virão com versões do Word, Excel, PowerPoint e OneNote 2013 pré-instaladas. A decisão da Microsoft de abandonar sua tradição de retrocompatibilidade quase perpétua continua: o Office 2013 e Office 365 só irão funcionar no Windows 7 e Windows 8.
A Microsoft superou as expectativas dos analistas de Wall Street no último trimestre, graças em parte ao desempenho da Microsoft Business Division, responsável pelos produtos da família Office. A divisão reportou uma arrecadação de US$ 4,57 bilhões no trimestre, um aumento de 9% em relação ao mesmo período no ano passado. Um artigo recente no jornal USA Today explica a importântica da família Office para a Microsoft: ela é responsável por US$ 22 bilhões dos quase US$ 70 bilhões em arrecadação no ano fiscal de 2011, e US$ 14,1 bilhões em renda operacional, muito mais que qualquer outra divisão da empresa.
A Microsoft enfrenta pressão cada vez maior de concorrentes como o Google Docs ou pacotes de aplicativos Open Source como o LibreOffice. E ao excluir os usuários do Windows XP e Windows Vista da nova versão, a empresa pode permitir que seus competidores ganhem terreno.
Vamos lá, recapitulemos os 12 pontos:
1 - Tudo na nuvem - O novo Office não será vendido em caixas como o atual. Em vez disso, os aplicativos serão baixados da nuvem. O usuário vai pagar uma assinatura para usá-lo. Na configuração padrão, os documentos serão guardados no SkyDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. Assim, estarão disponíveis em qualquer lugar onde haja acesso à internet. Uma cópia do documento armazenada localmente vai permitir o acesso quando não houver conexão.2 - Dispositivos variados - Uma assinatura do novo Office dará o direito ao uso do software em até cinco PCs ou Macs e em dispositivos móveis. Em qualquer um deles, o usuário terá acesso às suas configurações pessoais, dicionários e templates, que que são sincronizados via nuvem. Ele vai poder, também, baixar o software para uso temporário em qualquer PC quando estiver fora de casa ou do escritório. É o que a Microsoft chama de Office on Demand.3 - Sensível ao toque - O Office teve sua interface refeita para responder melhor a comandos por toque. Ficou mais fácil mover objetos e acionar o zoom com os dedos, como em outros apps para tablets. A faixa de opções, que agrupa os comandos no Office 2010 e no 2007, passa a ficar oculta. Tocando (ou clicando) no alto da tela, ela aparece.4 – Aplicativos - Fazem parte do pacote completo os aplicativos Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher e Access. O Office Home and Student 2013, que deve ser a edição mais barata, vai incluir Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Essa edição virá pré-instalada em tablets com o Windows RT (versão reduzida do Windows 8 para tablets com processador ARM), como o Microsoft Surface.5 – Excel - Há alguns recursos novos no Office, mas a maior parte das mudanças funcionais vai no sentido de automatizar operações ou torná-las mais fáceis. No Excel, por exemplo, quando se seleciona um grupo de dados na planilha, o aplicativo pode sugerir o tipo de gráfico mais adequado para representá-lo. Ao criar uma tabela dinâmica, em vez de ficar ajustando configurações, o usuário escolhe entre vários layouts propostos pelo Excel.6 - Word - O processador de textos passa a contar com um modo de leitura em que a tela adquire um aspecto mais limpo. No caso de textos longos, o Word marca a página onde a leitura foi interrompida. E há, ainda, um recurso de zoom para gráficos e fotos. Ao tocar num objeto desse tipo, uma versão ampliada é exibida. Clicando novamente, a imagem volta ao tamanho original. Quando se desloca ou redimensiona uma foto, tabela ou gráfico, o texto se distribui automaticamente pelo espaço restante na página.7 - Power Point - O editor de apresentações ganhou um modo do apresentador, em que o palestrante enxerga o próximo slide a ser exibido e pode fazer anotações sem que a plateia veja. Na nova versão, também há uma função de zoom que pode ser usada para destacar uma parte do slide durante a apresentação. Além disso, o aplicativo passa a ter ferramentas para mesclar e alinhar formas geométricas.8 - OneNote - O app de anotações OneNote foi refeito especificamente para o Windows 8. Nesse sistema operacional, um novo menu de contexto circular é usado para aplicar formatação aos textos.9 - Outlook - O aplicativo de e-mail do Office nunca foi uma unanimidade. Alguns usuários simplesmente o odeiam. Para eles, a má notícia é que a edição 2013 traz poucas novidades funcionais. Uma delas é o gerenciador de contatos People Card, integrado a redes sociais. Também ficou mais fácil consultar o calendário de alguém antes de marcar uma reunião. E há alguns novos itens discutíveis, como uma área que exibe a previsão do tempo no aplicativo.10 - Caneta - O Office 2013 suporta anotações feitas com caneta na tela sensível ao toque. Anotações manuscritas podem ser convertidas em texto digital. Dependendo do aplicativo, a caneta também pode ser usada para apagar, desenhar e colorir. Nas apresentações com o PowerPoint, ela funciona como uma espécie de apontador a laser virtual.11 – Redes sociais e Skype - O Office 2013 traz um novo gerenciador de contatos chamado People Card. Ele trabalha integrado ao Facebook e ao LinkedIn. O Skype também está integrado ao novo Office. Cada assinatura dá direito a 60 minutos por mês de ligações telefônicas. Isso vale para telefones fixos em 40 países e para celulares em sete.Nas empresas, os contatos do Skype se integram aos do Lync, o mensageiro corporativo da Microsoft. Além disso, o Yammer, serviço que a Microsoft comprou, é oferecido como opção para empresas montarem redes sociais privativas.12 – Assinaturas - A Microsoft não informou quanto vai custar o novo Office. Mas Steve Ballmer divulgou três novos planos do Office 365, a atual versão online do pacote, que serão atualizados com o Office 2013. Os novos planos são estes:
Home Premium - Para famílias, vai incluir 20 gigabytes de espaço de armazenamento no SkyDrive e 60 minutos de ligações telefônicas via Skype por mês.
Small Business Premium - A edição para pequenas empresas vai incluir um serviço de e-mail empresarial, calendários compartilhados, ferramentas para sites e videoconferência em alta definição.
ProPlus - Projetada para grandes empresas, tem opções mais flexíveis para distribuição e gerenciamento na nuvem.
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