O KNIME (Konstanz Information Miner), é uma plataforma de integração de dados de código aberto, baseada em nuvem.
+ Ferramentas para analisar:
Foi desenvolvido em 2004 por engenheiros de software na Universidade Konstanz na Alemanha. Embora criado pela primeira vez para a Indústria Farmacêutica, a força do KNIME em acumulação de dados de inúmeras fontes em um único sistema tem impulsionado sua aplicação em outras áreas. Isso inclui Análise de Clientes, Inteligência de Negócios e Aprendizado de Máquina.
Tipo de ferramenta: Plataforma de integração de dados.
Disponibilidade: Fonte aberta.
Usado principalmente para: Mineração de dados e aprendizado de máquina.
Profissionais: Plataforma de código aberto, ótima para programação visualmente orientada.
Contras: Falta escalabilidade, e a perícia técnica é necessária para algumas funções.
Seu principal atrativo (além de ser livre) é sua usabilidade. Uma interface de usuário gráfica drag-and-drop (GUI) torna-o ideal para programação visual.
Os usuários de KNIME não precisam de muita experiência técnica para criar fluxos de trabalho de dados. Embora tenha uma gama completa de tarefas de análise de dados, na realidade, sua força está na Mineração de Dados.
Embora o KNIME também ofereça uma análise estatística aprofundada, os usuários se beneficiarão de algum conhecimento sobre Python e Linguagem R.
Sendo de código aberto, o KNIME é muito flexível e personalizável às necessidades de uma organização — sem custos pesados. Isso o torna popular entre as empresas menores, que têm orçamentos limitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário