Em muitas empresas, as únicas pessoas que gerenciam dados são os analistas especializados em organizá-los e avaliá-los. Essa abordagem estreita é um impedimento fundamental para a construção de uma cultura de dados. Afinal, como estabelecer uma norma organizacional quando apenas alguns poucos selecionados são convidados para o clube?
Para democratizar os dados entre todos os stakeholders, as empresas precisam começar investindo em treinamento e Alfabetização de Dados. Hoje, apenas 39% das empresas relataram disponibilizar treinamento de dados para todos os funcionários, embora 80% dos funcionários tenham dito que sejam mais propensos a permanecerem numa empresa se esta oferecer treinamento de dados.
A capacidade de acessar e entender os dados produzirá decisões mais rápidas e bem informadas, e equipes de maior desempenho, capacitadas e mais ágeis. A boa notícia é que a tecnologia tornou possível não apenas conectar fontes de dados previamente desconectadas, mas também torná-la compartilhável, gerenciável e interpretável para um pool muito mais amplo de stakeholders.
Essas ferramentas devem filtrar os dados para que sejam relevantes para o papel de cada pessoa, e sejam apresentadas de forma visual (como dashboards fáceis de ler) para que fiquem confortáveis com ele. Essas visualizações devem estar alinhadas com os principais objetivos de negócios da organização.
É importante que os líderes empresariais tenham insights e previsões sobre vendas, lucros e estoques, enquanto os gerentes de portfólio dependam de algoritmos para prever as necessidades futuras dos membros. Sim, o treinamento é onde se semeia a semente cultural.
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