DONUT PROJECT 2018 - Excel - Macros - Mudando o Mindset


Usando o VBA no Microsoft Excel para automação de análise de dados Visual Basic for Applications pode ser usado para automatizar praticamente qualquer coisa em qualquer produto do Microsoft Office (MS Office). Se você tiver uma compreensão básica do VBA, mas não tiver um aplicativo claro para seu uso.

 Série eBook Donut Projects: 

DONUT PROJECT: VBA - Projetos e Códigos de Visual Basic for Applications (Visual Basic For Apllication)eBook - DONUT PROJECT 2024 - Volume 03 - Funções Financeiras - André Luiz Bernardes eBook - DONUT PROJECT 2024 - Volume 02 - Conectando Banco de Dados - André Luiz Bernardes eBook - DONUT PROJECT 2024 - Volume 01 - André Luiz Bernardes



Este artigo fornecerá exatamente isso: Uma visão pragmática da vida real de procedimentos VBA completos que transformam processos de negócios com um clique de um botão.

Ainda mais importante do que aprender o código é aprender a mentalidade certa para usar o VBA funcionar para você. O VBA pode poupar seu tempo e torná-lo um rockstar no trabalho, mas, como acontece com qualquer grande poder, você precisa usá-lo com sabedoria. Discutiremos a mudança fundamental de mentalidade que acontece quando você começa a trabalhar com o VBA e como fazer essa mentalidade funcionar para você e para sua empresa.

Depois de ter automatizado com sucesso qualquer coisa relacionada ao seu trabalho no VBA, você provavelmente adotou uma nova perspectiva (sem trocadilhos) em produtos MS Office, particularmente o Excel. Essa nova mentalidade é o resultado da compreensão da hierarquia de objetos desses aplicativos ou até mesmo do uso eficiente do gravador de macros.

Depois de entender como as Macros funcionam, você começa a procurar mais projetos de Macro que possa economizar muito tempo. Como uma Macros é definida como uma maneira de mapear parâmetros de entrada para parâmetros de saída, geralmente com o propósito de automatizar o trabalho, é apropriado descrever sua mudança de mentalidade de uma "mentalidade manual" fundamental para uma "mentalidade macro".

Essa nova mentalidade de Macro pode causar problemas se você não usá-la no contexto de como as empresas funcionam. Claro, seria legal se você pudesse automatizar todas as tarefas que chegam ao Excel, mas qual é o custo de oportunidade?

Dois pontos que você deve ter em mente são: "Quanto tempo vai demorar?" E "Existe uma funcionalidade sobreposta em outro aplicativo que temos ou teremos em um futuro próximo?"

Entenda o contexto do seu projeto de automação
Como em qualquer projeto, a primeira coisa que você precisa fazer é entender o contexto do processo que deseja automatizar. Construa um cronograma para ajudar a esclarecer as estimativas de prazos e a expectativa de vida de cada solução.

Certifique-se de entender os riscos de usar um processo VBA como uma solução, bem como quaisquer alternativas possíveis. Por exemplo, se seu departamento está investindo em uma nova ferramenta de Business Intelligence que poderia resolver o problema, você deve investigar essa ferramenta antes de escrever qualquer código VBA.

Olhe para a sua linha do tempo. Descubra quanto tempo você levaria para concluir a gravação do seu script VBA, quanto tempo levaria para executar a tarefa manualmente e por quanto tempo essa tarefa existiria. Será que esse processo de negócios vai mudar drasticamente em alguns meses, e uma mudança assim quebraria seu código?

Decisões em aquisição de TI e alocação de recursos podem reduzir a expectativa de vida do seu código. Em outras palavras, entenda que existe o risco de desperdiçar seu tempo desenvolvendo uma solução de VBA que seja substituída por uma ferramenta de Business Intelligence em algumas semanas ou tornada obsoleta devido a uma mudança de processo de negócios imprevista (por exemplo, o processo de negócios era específico para um cliente com o qual você estava trabalhando e eles encerraram o contrato com sua empresa).

Como as licenças de ferramentas de Business Intelligence podem custar milhares de dólares e a maioria das empresas usa o MS Office por padrão, acho que há muito menos risco em iniciar um projeto VBA, descobrir que ele não é mais viável e abandoná-lo completamente. Como alternativa, você pode investigar a funcionalidade de uma nova ferramenta de Business Intelligence, passar horas treinando a si mesmo sobre como usá-la e, em seguida, descobrir que há problemas de compatibilidade (ou outras limitações imprevistas) com ela.

Uma palavra final sobre o contexto: se você pretende encontrar mais oportunidades de usar o VBA, você as encontrará em pequenas empresas, empresas que estão diminuindo ou até mesmo departamentos dentro de grandes empresas que operam com baixo orçamento. Em geral, empresas e departamentos que tentam economizar dinheiro serão muito mais receptivos ao uso do VBA como solução.

Mantenha estas regras gerais em mente para escolher o caminho do VBA :


  • As soluções VBA são ideais quando economizar dinheiro é uma alta prioridade.
  • As soluções VBA são altamente flexíveis.
  • As soluções VBA são melhores quando mantidas e usadas pelo menor número de usuários possível.
  • A grande maioria das soluções VBA é escrita no Excel.
  • Empresas menores geralmente têm mais oportunidades VBA do que empresas maiores.
  • As soluções de VBA são tão robustas quanto você as fizer.
  • O ponto geral das macros e do VBA é economizar tempo (e sim, adicionar funcionalidade, mas nosso foco aqui é o tempo), portanto, enquanto você estiver economizando tempo, a Macro Mentalidade funcionará para você e não contra você.

Conheça também:

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Como Rastrear o Google Maps (Coordenadas Geográficas) no VBA Excel?

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Crie Acrônimos a partir de Strings de Texto

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Convertendo uma Matrix num Vetor - Convert Matrix to a Vector

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Como tornar o Formulário Transparente no MS Excel?

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Faça Buscas no Google a Partir da Célula do MS Excel - Search Google From a Cell

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Decompondo um Nome nas Dimensões de uma Matriz

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function: Extraindo o Último Sobrenome de um Nome Completo ou a Última Palavra de uma Frase

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Extraindo o Segundo Nome de um Nome Completo ou a Segunda Palavra de uma Frase

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function: Extraindo o Primeiro Nome ou  a Primeira Palavra de uma Frase


Série Piece of Cake


Séries Donut


Leia também:

eBook: Série DONUT PROJECT 2015: Projetos e Códigos de Visual Basic for Applications - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Top 10 Funções: Top 10 Funções VBA para o Microsoft Excel - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Funções Poderosas: 13 Funções Poderosas no MS Excel - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Visual Basic For Application: Criando Logs de acesso: Dicas e Códigos de Visual Basic for Applications - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série VBA Tips: Rastrei seus Dashboards, Scorecards, Reports, Relatórios, Planilhas e Aplicações - Dicas e Códigos - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Data Science: Big Data, Como? - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Smarter Analytic: 5 Previsões de Big Data - Autor: André Luiz Bernardes


Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias