1. Ative sua guia Desenvolvedor navegando até Opções - Personalizar Faixa de Opções. Neste exemplo específico, usamos o MS Word, conforme indicado no canto superior esquerdo. (Todos os aplicativos do MS Office têm o mesmo estilo de janela.) Em seguida, marque a caixa de seleção Desenvolvedor no canto inferior direito da nova janela:
Série DONUT PROJECT 2018 | VBA
- 01 - Maximizando Sua Eficiência
- 02 - Continua Cético
- 03 - Requisitos e Preparação
- 04 - Opções de Solução
- 05 - Gravando a Primeira Macro
- 06 - Recursos Adicionais
- 07 - Amostra de Macro
- 08 - Referenciando Ranges
- 09 - Método Count
- 10 - Loop For-Each
- 11 - Os Benefícios do Controle de Versão
- 12 - Aumente sua Produtividade
5. Copie e cole, digite valores nas células e insira fórmulas e comentários na Planilha aberta. À medida que executar essas tarefas, assistirá ao código aparecendo no VBE em tempo real! Esta é uma das maneiras mais fáceis de se apresentar a alguns dos conceitos básicos da Programação Orientada a Objetos (Object-Oriented Programming - OOP).
Sinta-se à vontade para brincar com o gravador de Macros por um tempo e realize todas as tarefas típicas do Excel manualmente para que possa entender como ele grava e interpreta suas ações no VBA.
Por favor, tenha em mente que existem algumas falhas na forma como o gravador grava o VBA, e você descobrirá essas falhas ao procurar código que os programadores de VBA mais experientes escrevem. Mais especificamente, há alguns pontos importantes que acho que deve considerar ao aprender com o código escrito pelo gravador de Macro.
1. Evite usar o método SELECT e a propriedade “selection”. Quando grava ações, é difícil evitar aprender sobre objetos sem selecioná-las. No VBA, o uso do método SELECT contribui para um desempenho ruim aumentando o número de objetos que está referenciando. Seu código também se torna mais difícil de ler, atravancando-o com objetos desnecessários.
2. Ele geralmente recorre a respostas codificadas, então você pode não entender como deslocar o valor em uma célula para a direita por dois, mas ele dirá a você como mover o valor de “A3” para “C3”. É usar o botão "Referências Relativas" (localizado abaixo do botão "Gravar Macro" na guia Desenvolvedor no canto superior esquerdo). Infelizmente, as referências relativas são geralmente expressas em uma notação diferente do método mais comum Range.Cells (#, #) que vou demonstrar. A “notação diferente” é chamada referências de estilo “R1-C1”, que são abordadas com mais detalhes nos recursos abaixo. Recomendo aprender como elas funcionam, mas não até entender os outros conceitos básicos desta série de artigos.
Apesar dessas limitações, ainda é um ponto de partida incrivelmente útil devido à maneira como introduz objetos e métodos relevantes. O Gravador de Macros é suficiente para começar com o básico.
Notas de rodapé
Para o propósito de manter a prosa concisa, a análise de dados e a reconciliação entre o relatório ad hoc csv do cliente e sua planilha serão referidas como "o processo". Em outras palavras, você não precisa fazer login em outra máquina durante o processo para entender as relações entre os pontos de dados. Se o seu sistema ou administrador de rede tiver a largura de banda, sinta-se à vontade para trabalhar com ele enquanto atualiza seu código para considerar atualizações de senha agendadas e alteração dos níveis de permissão para todos os usuários relevantes. Como alternativa, você pode evitar o problema escrevendo macros específicas para cada domínio no processo. Se uma dessas opções não estiver disponível para você, o VBA pode não ser a solução ideal para esse problema.
Arquivos TXT ou CSV podem ser convertidos em arquivos de trabalho do Excel (arquivos XLS)
A fórmula “FinalRow” é algo encontrado no excelente livro de VBA, “VBA e Macros: Microsoft Excel 2013” por Bill Jelen e Tracy Syrstad na página 82. É uma fórmula que permite que você encontre dinamicamente o tamanho de uma tabela ou intervalo. Você vai apreciar isso muito mais depois, mas apenas tenha uma ideia agora. Pense em como funciona, desmembrando-a usando o método “select”. Na verdade, eu pode-se matar dois coelhos com uma só cajadada, ajudando você a usar o explorador de objetos enquanto quebra essa linha.
Série de Livros nut Project
Série DONUT PROJECT 2021
Série DONUT PROJECT 2018
Série DONUT PROJECT 2015
Série DONUT PROJECT 2014
Clique aqui e nos contate via What's App para avaliarmos seus projetos
Envie seus comentários e sugestões e compartilhe este artigo!
brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário