Série DONUT PROJECT 2018 | VBA
- 01 - Maximizando Sua Eficiência
- 02 - Continua Cético
- 03 - Requisitos e Preparação
- 04 - Opções de Solução
- 05 - Gravando a Primeira Macro
- 06 - Recursos Adicionais
- 07 - Amostra de Macro
- 08 - Referenciando Ranges
- 09 - Método Count
- 10 - Loop For-Each
- 11 - Os Benefícios do Controle de Versão
- 12 - Aumente sua Produtividade
Por exemplo, acompanhemos o Pedro. Ele é um analista de negócios que gasta a maior parte do tempo com entrada de dados, fazendo tabelas dinâmicas, PROCVs e fórmulas simples para gerenciar os dados financeiros de seus clientes. Pedro gosta muito desse trabalho, mas às vezes fica frustrado com a quantidade de tempo que precisa gastar na entrada de dados. Obtém um mesmo relatório do RDBMS do cliente por meio de um FTP em um arquivo texto. Depois Pedro abre no Excel e precisa reorganizar os dados, depois renomeia algumas das colunas antes de começar a análise.
O VBA tornaria a vida de Pedro mais fácil porque ele poderia automatizar essas tarefas e executá-las todas com um único clique de botão. Pedro definitivamente diria que aprender VBA vale a pena.
Esteja você criando funções e atribuindo-as a teclas de atalho ou automatizando totalmente um processo que transforma dados brutos em uma tabela formatada com cálculos, há uma infinidade de oportunidades para que os programadores de VBA economizem uma quantidade incrível de tempo e dinheiro.
Quando comecei a usar o VBA, meu trabalho tornou-se exponencialmente mais divertido e recompensador, e também me tornei um funcionário mais valioso.
Por exemplo, à medida que meu conhecimento dos dados e dos negócios cresceu, pude encontrar soluções para problemas de negócios dentro da minha função atual e até mesmo em outros departamentos.
O VBA é uma excelente oportunidade de realizar qualquer trabalho que não seja de programação e transformá-lo em um, enquanto impressiona seu chefe e sua equipe, colocando suas habilidades de programação em prática imediatamente. Para programadores experientes, é uma ferramenta adicional que pode ser a maneira mais rápida de resolver certos problemas e permitir que você realmente maximize o retorno sobre o investimento para qualquer produto MS Office tocado.
Se você já possui conhecimento avançado de pelo menos uma linguagem de programação, então você se beneficiará mais das informações contidas nesta série artigos se estiver interessado em descobrir como personalizar produtos MS Office ou se estiver interessado em ensinar a outra pessoa como começar na programação.
E se for um iniciante, pode estar perguntando-se: por que não apenas pular para a linguagem de programação que eu quero aprender?
Minha resposta para isso é tão simples quanto importante: Aprendendo VBA primeiro, poderá ver imediatamente o que seu código está fazendo, além de vê-lo manipular objetos com os quais já está familiarizado (supondo que tenha usado o Excel antes).
Finalmente, para todos os críticos da Microsoft e para aqueles que acham que é uma má ideia se concentrar no Excel por qualquer motivo, considere o seguinte: Aproximadamente 81% das empresas usam o Excel, o que significa que o Excel não desaparecerá tão cedo. Qualquer coisa que aprenda nesta série de artigos poderá ajudá-lo a encontrar um emprego em uma dessas empresas, pois a implementação dessas habilidades permitirá que faça mais em menos tempo, o que faz de um membro valioso da equipe.
Ou, se você usa o Microsoft Outlook, PowerPoint, Word, Access e Visio, poderá aplicar a maioria dos conceitos aqui que não são específicos da hierarquia de objetos do Excel. Quanto mais você utilizar esses aplicativos, maior será a probabilidade de encontrar maneiras de usar o VBA para solucionar problemas práticos. Pense na sua função atual, nas necessidades de negócios e na funcionalidade do produto Microsoft Office.
Agora pergunte a si mesmo uma das perguntas mais importantes que qualquer desenvolvedor de VBA deve fazer a si mesmo:
Que tarefas repetitivas estou fazendo?
Notas de rodapé
Para o propósito de manter a prosa concisa, a análise de dados e a reconciliação entre o relatório ad hoc csv do cliente e sua planilha serão referidas como "o processo". Em outras palavras, você não precisa fazer login em outra máquina durante o processo para entender as relações entre os pontos de dados. Se o seu sistema ou administrador de rede tiver a largura de banda, sinta-se à vontade para trabalhar com ele enquanto atualiza seu código para considerar atualizações de senha agendadas e alteração dos níveis de permissão para todos os usuários relevantes. Como alternativa, você pode evitar o problema escrevendo macros específicas para cada domínio no processo. Se uma dessas opções não estiver disponível para você, o VBA pode não ser a solução ideal para esse problema.
Arquivos TXT ou CSV podem ser convertidos em arquivos de trabalho do Excel (arquivos XLS)
A fórmula “FinalRow” é algo encontrado no excelente livro de VBA, “VBA e Macros: Microsoft Excel 2013” por Bill Jelen e Tracy Syrstad na página 82. É uma fórmula que permite que você encontre dinamicamente o tamanho de uma tabela ou intervalo. Você vai apreciar isso muito mais depois, mas apenas tenha uma ideia agora. Pense em como funciona, desmembrando-a usando o método “select”. Na verdade, eu pode-se matar dois coelhos com uma só cajadada, ajudando você a usar o explorador de objetos enquanto quebra essa linha.
Série de Livros nut Project
Série DONUT PROJECT 2021
Série DONUT PROJECT 2018
Série DONUT PROJECT 2015
Série DONUT PROJECT 2014
Clique aqui e nos contate via What's App para avaliarmos seus projetos
Envie seus comentários e sugestões e compartilhe este artigo!
brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário