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Neste tópico aprenderá sobre:

Estruturação de campanha de conteúdo

Segmentação

Monitoramento da concorrência

Planejamento de campanhas

Identificação do público-alvo


Estruturação de campanha de conteúdo


As estratégias de marketing de conteúdo precisam ser sempre baseadas em palavras-chave com grande potencial de atrair tráfego para o blog. A qualidade e a relevância do conteúdo é o que vai prender a atenção do leitor e realmente gerar engajamento e conversões. Porém, falar sobre o que interessa é fundamental.


Usando o Google Trends com Blogs

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No trabalho de planejamento de conteúdo, a busca por termos no Google Trends é um ótimo início. Depois disso, você pode levar os assuntos percebidos para ferramentas de análise de palavras-chave e, a partir disso, ver quais têm o melhor desempenho.


Assim, sua estratégia de marketing de conteúdo pode girar em torno de termos com ótimo potencial e que realmente vão trazer tráfego.


Segmentação


A segmentação por categoria é uma das principais possibilidades quando falamos de Google Trends. Isso porque todo assunto faz parte de um universo específico, então é interessante entender quais tópicos estão em alta dentro desse universo. Essa primeira busca simples pode abrir um leque de opções para sua estratégia.


Se você vende acessórios para gamers, você pode fazer uma busca segmentada para o mundo gamer. Assim, consegue entender todos os tópicos que têm sido buscados. Seguindo esse exemplo, você pode encontrar buscas sobre um novo jogo que será lançado.


A partir disso, você cria conteúdo de atração sobre o jogo e consegue captar leads que podem, futuramente, comprar algum acessório no seu e-commerce.


Monitoramento da concorrência


Você pode monitorar diretamente as buscas relacionadas ao seu concorrente, entendendo o volume de pesquisas que as pessoas têm feito sobre essa empresa. Para isso, pesquise termos como o nome do produto dessa empresa, ou outras palavras-chave que estão ranqueando diretamente para o negócio em questão.


Ter esse entendimento ajuda a compreender qual estratégia as outras empresas do mercado estão utilizando para captar tráfego. Dessa maneira, você passa a investir nos mesmos termos, de modo que possa gerar concorrência e captar parte do tráfego. Apenas tome cuidado para não disputar palavras-chave com alto volume de uso por várias empresas.


Planejamento de campanhas


Boas campanhas de conteúdo precisam estar associadas aos interesses do público em questão. Se isso não acontece, não dá para garantir que sua estratégia vai realmente ter impacto na web, indo de encontro com os termos mais buscados pelas pessoas. Portanto, ter entendimento sobre o que é tendência em nível de assuntos se faz fundamental.


Pode ser que seu negócio tenha planos para lançar um produto ou serviço futuramente, mas com ajuda do Google Trends, você detecta que o interesse atual no tema é alto. Assim, você cria uma estratégia de campanha antecipada e acelera esse lançamento.


Identificação do público-alvo


Aqui, há duas formas de fazer a identificação por meio do Google Trends. Primeiramente, você pode fazer buscas por termos específicos e analisar quem está demonstrando interesse nessas palavras-chave e no assunto em questão.


A outra maneira de fazer esse estudo de público é solicitar ao Google Trends o monitoramento do que pessoas dentro de determinada categoria têm pesquisado. Assim, você pode fazer um recorte como pessoas de 23 a 35 anos, do sexo feminino, que moram no Rio de Janeiro. Logo, poderá saber quais são os interesses desse público-alvo.


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