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Neste tópico aprenderá sobre:

Filtre e compare com outras palavras

Análise o aumento das buscas nos últimos meses

Verifique os termos relacionados


Filtre e compare com outras palavras

Os filtros são importantes para você deixar sua pesquisa ainda mais alinhada com seus interesses. Por exemplo, se seu negócio atua apenas em uma cidade do país, ou se você quer entender mais sobre o público daquele local, você pode simplesmente fazer essa segmentação. 


Usando o Google Trends com Blogs

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Assim, todo o volume de buscas e resultados relacionados ao termo em questão é mostrado considerando apenas a cidade que você selecionou.


Google Trends permite colocar até cinco termos simultaneamente lado a lado, com cada um sendo identificado por um ícone de cor única. Assim, fica mais fácil conferir os dados referentes a cada um, associando os números às cores que cada termo recebeu quando apareceu ao lado dos outros.


A comparação é um ótimo recurso para que seja observado de maneira clara e visualmente acessível como cada palavra está desempenhando.


Análise o aumento das buscas nos últimos meses

Ter um olhar de destaque para a progressão da busca pode entregar respostas que profissionais buscam na hora de entender os interesses mais relevantes. Em um bom exemplo, digamos que um novo produto foi lançado no Brasil recentemente e uma empresa, enquanto varejista, quer saber se vale a pena investir nessa mercadoria.


Com a análise do volume de buscas, você consegue saber se o produto em questão passou apenas por um momento de pico, ou seja, um hype de lançamento, ou se há realmente um interesse consistente e, quem sabe, crescente. Isso tudo pode ser visto nos gráficos do Google Trends, cruzando o volume de buscas com a progressão de tempo.


É importante pontuar, no entanto, que essas informações não vêm prontas para quem utiliza a ferramenta. Você visualiza apenas números que, se não analisados da maneira certa, nada dirão ao usuário.


Portanto, pense sempre no Google Trends como uma ferramenta de respostas às dúvidas e questionamentos, não só como uma plataforma de consulta. Muitas vezes, decisões importantes que precisam ser tomadas podem ser embasadas também nas estatísticas mostradas no Google Trends.


Verifique os termos relacionados

Os termos relacionados são estrategicamente importantes porque ajudam não só a entender possíveis variações e estratégias de concorrentes, mas também trazem profundidade sobre o público-alvo. Muitos desses termos são utilizados em pesquisas mais específicas e aprofundadas, o que é fundamental.


Por exemplo, experimente pesquisar o termo “tênis de corrida”. Nos relacionados, você encontrará pesquisas com modelos de tênis específicos e o volume de buscas. Isso ajuda a mostrar quais são os produtos mais procurados pelas pessoas. Assim, você tem uma ideia ainda mais concreta do que seu público-alvo está em busca.


No campo “assuntos relacionados” você pode ainda conferir os termos que tiveram um aumento repentino, com a indicação dessa subida recente. Isso ajuda a perceber quais são os assuntos mais “quentes” entre seu público. Explorá-los pode ser uma ótima estratégia para conseguir uma subida de tráfego para o blog.


Além dessa categoria de termos com aumento repentino, você pode escolher também visualizar aqueles que têm maior índice de busca sem considerar o recorte temporal. Eles são considerados os principais, ou seja, os que estão sempre no topo. É muito importante também dar atenção a esses termos relacionados.


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