Neste tópico aprenderá sobre:
Confira a relevância de acordo com as regiões
Descubra tendências de pesquisa
Por que é vantajoso usar o Google Trends?
Informações qualificadas
Gratuito
Resumo
Confira a relevância de acordo com as regiões
Muitas marcas têm em suas estratégias a consideração das regiões em que o público-alvo está. Esses dados demográficos são importantes e precisam ser considerados na hora de se posicionar diante de consumidores em potencial. Com ajuda do Google Trends, fica mais fácil entender onde está esse público em potencial.
Usando o Google Trends com Blogs
As informações captadas nessa análise feita com ajuda da ferramenta podem servir de base para o planejamento de campanhas de anúncios, como as feitas no Facebook e Instagram. Nessas redes sociais, é possível segmentar para qual grupo de pessoas sua publicidade aparecerá, e isso inclui a região geográfica.
Entender onde estão as pessoas pode ser também uma questão de confirmação. O Google Trends cumpre com um bom papel de ferramenta de pesquisa, dando condições de um time de marketing fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o público. Entender a região onde estão essas pessoas é uma das várias possibilidades importantes.
Se quem faz essa pesquisa é um time de e-commerce, por exemplo, entender as regiões onde estão os consumidores pode ajudar no planejamento logístico. Algumas áreas têm fretes mais caros que outras, o que pode ser considerado pela empresa. Dessa forma, é possível traçar uma estratégia mais segmentada para alcançar esse público.
Descubra tendências de pesquisa
As tendências de pesquisa podem também indicar temas que você pode explorar na sua estratégia, mas que nem mesmo tinha pensado neles ainda. Na verdade, o principal conceito por trás do Google Trends é mostrar o que as pessoas ao redor do mundo têm se interessado e, consequentemente, têm pesquisado nos últimos tempos.
Uma boa ideia pode ser fazer pesquisas em categorias variadas. Isso vale para equipes de marketing e times comerciais de empresas varejistas que trabalham com mercadorias de vários tipos. Outro público que também pode aproveitar as indicações de tendências de pesquisas são criadores de conteúdo, principalmente porque o Trends indica os assuntos em alta no YouTube.
Por mais que você conheça profundamente sua audiência, um auxílio a mais nunca é uma opção ruim. Portanto, explorar esse potencial que o Google Trends tem ajuda a pensar em novos caminhos, outras abordagens de conteúdo e, quem sabe, captar a atenção de um público que você ainda não tinha pensado em trabalhar.
Por que é vantajoso usar o Google Trends?
Saber o que é Google Trends já não é mais uma questão depois de tudo que mostramos. Mas afinal, de que maneira essa plataforma pode ser realmente vantajosa em termos de estratégia e resultados? Mostramos a seguir!
Informações qualificadas
Não há nada melhor do que buscar informações na fonte mais segura possível. O Google Trends usa as próprias informações do Google para indicar os termos com maior índice de buscas. Assim, você pode confiar de olhos fechados que todo o detalhamento de informações captado é concreto e verdadeiro.
Com blogs sendo totalmente baseados em otimizações de SEO, conhecer os termos com maior incidência é fundamental. E se a ideia é rankear melhor no Google, então a informação que vem da própria empresa que gerencia quem fica melhor posicionado é a melhor possível.
Gratuito
O Google Trends é gratuito! Em meio a tantas boas ferramentas, mas que são pagas, ter um desafogo com uma solução tão qualificada e que não custa nada é realmente ótimo. Há muitas opções no mercado, mas o Trends tem uma proposta única e pode funcionar muito bem para pessoas ou empresas com recursos limitados.
O bom uso do Google Trends, sempre com foco estratégico e sabendo utilizar os dados para fazer uma análise mais detalhada, pode ajudar a conseguir grandes resultados. Isso depende também de um estudo da sua audiência e da consistência na observação das tendências.
Saber o que é Google Trends tem ajudado muitas pessoas a entender como podem ter uma visão mais ampla e com viés analítico sobre dados de pesquisas. Assim, fica mais fácil criar estratégias com alto poder de gerar tráfego e, pouco a pouco, conversões.
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Resumindo
O que é o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta que mostra às pessoas usuárias quais são os termos de pesquisa e assuntos em alta nos últimos tempos. Você pode fazer uma busca filtrada por tema, localidade, volume de buscas e recorte de tempo, ou seja, os resultados dentro da última semana, mês ou dia.
Quais são as funcionalidades do Google Trends?
– Estruturação de campanha de conteúdo;
– Segmentação;
– Monitoramento da concorrência;
– Planejamento de campanhas;
– Identificação do público-alvo;
– Tipo de busca;
– Escolha do melhor termo;
– Análises de picos de tendências.
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