Google Trends | Entendendo como pode ajudar a sua empresa - O que é e Como Funciona?

Google Trends | Entendendo como pode ajudar a sua empresa - O que é e Como Funciona?

Para quem utiliza técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o desempenho das suas estratégias de Marketing Digital, é fundamental realizar um trabalho de monitoramento para descobrir o que a sua persona procura e mais se interessa, certo? Algumas ferramentas podem facilitar esse trabalho para você e sua equipe.


Amplie sua visão sobre o Google Trends:

Google Trends | Entendendo como pode ajudar a sua empresa - O que é e Como Funciona?

Google Trends | Entendendo como pode ajudar a sua empresa - Por que Usar essa Ferramenta?

Google Trends | Entendendo como pode ajudar Sua empresa - Como Usar o Google Trends?

Google Trends | Entendendo como pode ajudar Sua empresa - Como analisar as Informações?


Uma delas é o Google Trends, uma solução criada pelo próprio líder do mercado de mecanismos de busca para facilitar o dia a dia de quem quer oferecer conteúdos mais relevantes para os seus usuários na Internet. A partir da pesquisa de palavras-chave e/ou tópicos, é possível desvendar os assuntos que o público está consumindo.


Que tal, então, saber mais sobre o impacto dessa ferramenta em busca de um maior domínio das principais pesquisas no seu segmento de atuação? Continue a leitura deste artigo para entender tudo sobre o Google Trends. Confira!


O que é Google Trends?


O Google quer que o usuário tenha a melhor experiência possível ao realizar uma pesquisa, certo? Para isso, o buscador pensa também no trabalho de quem precisa produzir o conteúdo relevante e atraente na Internet. O Google Trends foi criado exatamente para isso: disponibilizar os assuntos e palavras-chaves mais pesquisados pelos usuários.


As informações disponíveis na ferramenta são geradas diretamente pela base de dados do Google, o mecanismo de busca mais utilizado em todo o mundo, com 92,19% de domínio no mercado. Gratuitamente, você pode acompanhar o nível de buscas na Internet de uma palavra-chave específica ou um tópico geral.


O Google Trends ainda permite que você realize comparações entre diferentes termos de pesquisa e até mesmo avalie a sazonalidade ou progresso de algum assunto durante um longo período de tempo. De 2004 para cá, tudo o que foi pesquisado — excluindo termos com poucas buscas ou com caracteres especiais — estão disponíveis na ferramenta.


Quais as palavras-chave mais pesquisadas, as regiões em que determinado termo se destaca, dúvidas mais comuns entre os usuários, tendências de Marketing Digital, enfim, são muitos os insights fornecidos pelo Google Trends. O recurso funciona, na prática, como uma grande enciclopédia de tudo o que é mais pesquisado na Internet.


Como o Google Trends funciona?


Mas como é possível ter acesso a todos esses dados? Simples, o Google armazena e organiza todas as pesquisas feitas no próprio buscador e também em outras plataformas, como o YouTube. Nesse processo, são retiradas informações pessoais, buscas pouco realizadas e pesquisas feitas pela mesma pessoa em um período curto de tempo.


Ao pesquisar um termo no Google Trends, a ferramenta cria um gráfico em que é possível observar a variação das buscas sobre o assunto, o que reflete no interesse do público dentro de um período. Além disso, é possível definir o tempo a ser analisado, a localização e o tipo de pesquisa — se foi na web, em busca de imagens, notícias ou no YouTube.


Google Trends | A ferramenta cria um gráfico em que é possível observar a variação das buscas sobre o assunto, o que reflete no interesse do público dentro de um período



Em resumo, você conta com a base de dados do Google, o buscador em que a maioria dos usuários na Internet realiza suas pesquisas, oferecendo informações organizadas sobre os mais variados assuntos e, mais importante, o comportamento do usuário. 


Para aqueles que não tempo — ou muita disposição — para ficar acompanhando as variações no interesse nas palavras-chave, o Google facilita ainda mais esse trabalho. Ao final de cada ano, é feito um relatório sobre as principais tendências de busca em determinada região, também oferecendo informações valiosas para as empresas.


Usando o Google Trends com Blogs

Google Trends | - Blogs 1 Google Trends | - Blogs 2

Google Trends | - Blogs 3 Google Trends | - Blogs 4

Google Trends | - Blogs 5


 Clique aqui e nos contate via What's App para avaliarmos seus projetos 

Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com


Leia também:

eBook: Série DONUT PROJECT 2015: Projetos e Códigos de Visual Basic for Applications - Autor: André Luiz Bernardes  eBook: Série Top 10 Funções: Top 10 Funções VBA para o Microsoft Excel - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Funções Poderosas: 13 Funções Poderosas no MS Excel - Autor: André Luiz Bernardes  eBook: Série Visual Basic For Application: Criando Logs de acesso: Dicas e Códigos de Visual Basic for Applications - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série VBA Tips: Rastrei seus Dashboards, Scorecards, Reports, Relatórios, Planilhas e Aplicações - Dicas e Códigos - Autor: André Luiz Bernardes  eBook: Série Data Science: Big Data, Como? - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Smarter Analytic: 5 Previsões de Big Data - Autor: André Luiz Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias