Para quem utiliza técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o desempenho das suas estratégias de Marketing Digital, é fundamental realizar um trabalho de monitoramento para descobrir o que a sua persona procura e mais se interessa, certo? Algumas ferramentas podem facilitar esse trabalho para você e sua equipe.
Amplie sua visão sobre o Google Trends:
Uma delas é o Google Trends, uma solução criada pelo próprio líder do mercado de mecanismos de busca para facilitar o dia a dia de quem quer oferecer conteúdos mais relevantes para os seus usuários na Internet. A partir da pesquisa de palavras-chave e/ou tópicos, é possível desvendar os assuntos que o público está consumindo.
Que tal, então, saber mais sobre o impacto dessa ferramenta em busca de um maior domínio das principais pesquisas no seu segmento de atuação? Continue a leitura deste artigo para entender tudo sobre o Google Trends. Confira!
O que é Google Trends?
O Google quer que o usuário tenha a melhor experiência possível ao realizar uma pesquisa, certo? Para isso, o buscador pensa também no trabalho de quem precisa produzir o conteúdo relevante e atraente na Internet. O Google Trends foi criado exatamente para isso: disponibilizar os assuntos e palavras-chaves mais pesquisados pelos usuários.
As informações disponíveis na ferramenta são geradas diretamente pela base de dados do Google, o mecanismo de busca mais utilizado em todo o mundo, com 92,19% de domínio no mercado. Gratuitamente, você pode acompanhar o nível de buscas na Internet de uma palavra-chave específica ou um tópico geral.
O Google Trends ainda permite que você realize comparações entre diferentes termos de pesquisa e até mesmo avalie a sazonalidade ou progresso de algum assunto durante um longo período de tempo. De 2004 para cá, tudo o que foi pesquisado — excluindo termos com poucas buscas ou com caracteres especiais — estão disponíveis na ferramenta.
Quais as palavras-chave mais pesquisadas, as regiões em que determinado termo se destaca, dúvidas mais comuns entre os usuários, tendências de Marketing Digital, enfim, são muitos os insights fornecidos pelo Google Trends. O recurso funciona, na prática, como uma grande enciclopédia de tudo o que é mais pesquisado na Internet.
Como o Google Trends funciona?
Mas como é possível ter acesso a todos esses dados? Simples, o Google armazena e organiza todas as pesquisas feitas no próprio buscador e também em outras plataformas, como o YouTube. Nesse processo, são retiradas informações pessoais, buscas pouco realizadas e pesquisas feitas pela mesma pessoa em um período curto de tempo.
Ao pesquisar um termo no Google Trends, a ferramenta cria um gráfico em que é possível observar a variação das buscas sobre o assunto, o que reflete no interesse do público dentro de um período. Além disso, é possível definir o tempo a ser analisado, a localização e o tipo de pesquisa — se foi na web, em busca de imagens, notícias ou no YouTube.
Em resumo, você conta com a base de dados do Google, o buscador em que a maioria dos usuários na Internet realiza suas pesquisas, oferecendo informações organizadas sobre os mais variados assuntos e, mais importante, o comportamento do usuário.
Para aqueles que não tempo — ou muita disposição — para ficar acompanhando as variações no interesse nas palavras-chave, o Google facilita ainda mais esse trabalho. Ao final de cada ano, é feito um relatório sobre as principais tendências de busca em determinada região, também oferecendo informações valiosas para as empresas.
Usando o Google Trends com Blogs
Clique aqui e nos contate via What's App para avaliarmos seus projetos
Comente e compartilhe este artigo!
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário