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Na prática, qual o sentido de utilizar as informações disponibilizadas pelo Google Trends?
Amplie sua visão sobre o Google Trends:
Para não ficarmos com essa dúvida, abaixo seguem algumas razões que justificam a utilizam dessa ferramenta para enriquecer a sua estratégia de Marketing Digital:
Produção de conteúdo
Dados do Content Trends 2019 mostram que, apesar de 67,3% das empresas adotarem o Marketing de Conteúdo como estratégia de atração, 66,3% apresentam dificuldade em produzir conteúdos que gerem engajamento. O Google Trends mostra as palavras-chave mais pesquisadas e pode fornecer ideias para novos conteúdos em suas páginas.
Dessa forma, você garante que os materiais e artigos produzidos sejam, de fato, do interesse do usuário. Ao identificar que determinado termo passou a gerar mais interesse na Internet, talvez seja a hora de você investir na produção de um conteúdo completo sobre o tema. Isso pode atrair mais visitantes para as páginas da sua marca, tornando-se mais relevante.
Afinal, por melhor que seja a qualidade dos seus conteúdos, eles só vão ser visualizados com frequência se tiverem relevância para a sua audiência, certo? Se um tema está em alta no mercado, por que não falar sobre ele no seu blog? O Google Trends é muito útil para entender como o seu público está se comportando e os tópicos que podem ser trabalhados pela sua marca.
Ações no momento certo
Outra vantagem que o Google Trends oferece para as suas estratégias de Marketing Digital é a possibilidade de analisar picos de interesse sobre determinado assunto. Assim, você consegue se antecipar e planejar campanhas de links patrocinados ou mesmo o seu calendário editorial de publicações com antecedência.
Busca por tendências
Outro segredo para quem quer aprimorar constantemente o seu modelo de negócio é encontrar tendências dentro do seu segmento de mercado. Pesquisa por termos relacionados e descubra quais são as palavras-chave mais procuradas e aquelas que já não fazem tanto sucesso.
Para quem administra um e-commerce, por exemplo, pode ser interessante descobrir novidades para aprimorar o serviço oferecido aos usuários ou até mesmo aplicar uma nova função dentro das suas páginas. Ficar antenado ajuda você a entender melhor o que o seu consumidor — e aqueles em potencial — estão interessados.
Dentro do segmento de artigos esportivos, existem muitos produtos que podem passar a fazer sentido a partir de um momento específico. Identificou que as pesquisas por máscaras mais confortáveis para a realização de atividades físicas aumentou? Por que não pensar em contatar um dos seus fornecedores para disponibilizar produtos que atendam a essa demanda?
Comparação entre termos
Com tanta concorrência no mercado, é importante ser preciso nas suas ações de Marketing Digital. Quando falamos em anúncios, um termo pode definir a taxa de cliques da sua campanha e, consequentemente, o seu sucesso. O Google Trends fornece estatísticas para que você acerte o sinônimo que melhor se encaixa ao público que você quer impactar.
Assim, você pode comparar dois termos e definir qual tem maior chance de gerar melhores resultados. Em alguns casos, a palavra-chave em inglês pode ser mais utilizada pelos usuários durante uma busca e vice-versa. A ferramenta do Google auxilia no processo de escolha, aumentando as chances de conseguir mais tráfego ou mesmo um melhor rankeamento.
Planejamento de campanhas
Qual é o melhor momento para fazer uma campanha específica? O Google Trends também pode contribuir com insights valiosos sobre o tema. Como você tem acesso aos interesses atuais, fica mais fácil se decidir sobre o lançamento de um produto naquele período ou de uma promoção, por exemplo. Esse direcionamento pode garantir melhores resultados.
Conseguir utilizar melhor o seu orçamento pode potencializar as suas estratégias de marketing, assegurando um ROI mais positivo para a sua empresa. Afinal, vai ser mais fácil criar uma campanha que realmente impacte a sua audiência.
Identificação de público-alvo
Nada é mais importante em uma estratégia de Marketing Digital do que ter informações sobre a sua audiência, não é mesmo? Não à toa, a criação de uma persona é o primeiro passo para qualquer empresa que deseja se comunicar com mais eficiência. A partir das tendências e interesses dos usuários, é possível entender o que o seu público-alvo está procurando.
Monitoramento da concorrência
Com a competitividade crescendo no mercado, é importante que a sua empresa faça mais do que produzir conteúdos relevantes. Também é necessário ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo. A busca por termos relacionados ao seu concorrente aumentou? Quais foram os produtos ou serviços que mais se destacaram nessas pesquisas?
As respostas a essas perguntas podem contribuir para o melhor entendimento sobre quais são os diferenciais das demais empresas do segmento. Imagine que o termo mais comum para o concorrente de um e-commerce seja “frete grátis”. Talvez seja uma estratégia viável para o seu negócio oferecer condições ainda mais atrativas de entrega.
Usando o Google Trends com Blogs
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