Agora que você já entendeu o que é o Google Trends, os benefícios de utilizar os seus recursos e dados, o seu funcionamento e como utilizá-lo, vou apresentar um exemplo prático de aplicação dessas informações. Assim, fica mais fácil visualizar como as tendências podem ajudar na construção das suas ações de Marketing.
Amplie sua visão sobre o Google Trends:
Nesse exemplo prático, vamos fingir que somos donos de uma agência de viagens. a missão é preparar um calendário editorial básico com alguns conteúdos para nosso blog no ano de 2018. Vamos começar?
O primeiro passo é abrir o explorador de tópicos do Google Trends (pela opção Explorar, no Menu Principal) e filtrar os conteúdos que queremos:
Nós escolhemos trabalhar com um período de um ano atrás de dados, todos oriundos do Brasil e de pesquisas feitas no buscador do Google.
Uma das informações que chama a atenção é que, apesar de haver um ligeiro aumento de buscas no meio do ano, há uma estabilidade bem grande durante o ano, exceto no período do Ano Novo, quando esse tópico explode em pesquisas.
Ou seja, nosso pico é no intervalo entre 30 de dezembro e 5 de janeiro, com uma estabilidade de 60% disso em buscas durante todo o ano. Isso nos diz para poupar uma parte do nosso orçamento de Google Ads para essa época, na tentativa de extrair o máximo desse aumento de interesse.
No campo de consultas relacionadas, vimos alguns termos interessantes como “checklist viagem”, “cálculo de viagem”, “mala de viagem média” e “planeje sua viagem”. Essas buscas deram a ideia para criarmos alguns conteúdos interessantes, como os seguintes:
Um post com a palavra-chave “checklist viagem” com os itens básicos que todo turista deve carregar;
Um vídeo mostrando o que devemos carregar em uma mala de viagem padrão;
Um aplicativo que permite calcular automaticamente o custo de uma viagem inserindo apenas algumas informações.
Esses três conteúdos já são bem interessantes para a nossa estratégia e oferece muito valor à nossa persona. Porém, olhando mais tópicos relacionados listados pelo Google Trends, achamos “lugares para viajar no Brasil”.
Quando clicamos em Explorar nesse termo, podemos obter uma lista de destinos buscados pelas pessoas:
Como foi possível ver, destinos como Fernando de Noronha, Arraial do Cabo, Jericoacoara, Porto de Galinhas e Gramado estão entre os mais buscados para turistas no Brasil.
Segundo o Google Trends, Gramado é o destino mais popular procurado entre aqueles na nossa lista. Porém, seu pico acontece no Meio do ano e não no Ano Novo, que é nossa data mais importante.
Em segundo lugar vem Porto de Galinhas, que tem mais pesquisas na média durante o ano, mas é apenas o 3º destino mais popular na nossa data especial. Arraial do Cabo (o terceiro mais procurado no geral) foi o mais buscado no pico de pesquisas nos últimos 12 meses.
Em quarto lugar nas pesquisas em geral vem Jericoacoara (mas apenas o último no pico do Ano Novo) e em último Fernando de Noronha, mas que tem seu ápice na nossa data específica.
Esses dados mostram a importância de produzir o conteúdo sobre Gramado com prioridade, mas também mostra que podemos dividir uma futura campanha de Ads em dois períodos: um buscando o pico de Gramado no Inverno e outro priorizando os destinos de verão no Ano Novo.
O trabalho dentro do Marketing Digital é constante e precisa ser aprimorado regularmente, sempre pensando na experiência do usuário. O Google Trends, portanto, pode ser uma mão na roda para que esse trabalho se torne mais eficiente e preciso, passando exatamente o que os usuários mais procuram e se interessam na Internet.
Mostramos neste artigo como o Google Trends pode ajudar você na tarefa de encontrar os tópicos e assuntos mais interessantes a serem oferecidos ao consumidor, o que vai, definitivamente, impactar no seu posicionamento na SERP. Mas que tal dominar de vez o buscador e entender como funciona o algoritmo do Google?
Usando o Google Trends com Blogs
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