Neste tópico aprenderá sobre:
Tipo de busca
Escolha do melhor termo
Análise de picos de tendências
Como utilizar o Google Trends nas estratégias?
Pesquise os termos
Tipo de busca
Ao acessar as tendências apontadas pelo Google, você pode entender melhor a origem desses termos pesquisados. Ou seja, você consegue entender o tipo de busca que foi feita. O Google Trends aponta, por exemplo, se a pesquisa foi feita por imagem, na parte de notícias ou até mesmo se foi uma busca no YouTube.
Usando o Google Trends com Blogs
Com essa especificação de tipo de busca, você pode diversificar sua estratégia, criando conteúdo para mais do que simplesmente só o seu blog.
Se você descobre que determinado termo tem grande busca em imagens, você utiliza a tag alt text nas imagens que usa no seu blog, por exemplo. Ou, se a incidência apontada for no YouTube, você pode criar vídeos que abordem o tema.
Escolha do melhor termo
Você encontrará muitos termos relacionados aos assuntos que realmente interessam para a sua estratégia. A questão é, no entanto, entender quais deles realmente são os mais qualificados para seus conteúdos. Por mais que todos representem interesse do seu público sobre determinado tópico, só alguns realmente captam um alto volume de tráfego qualificado.
Com a ajuda do Google Trends você pode traçar um comparativo no volume de buscas entre essas palavras-chave, conferindo quais delas realmente são as líderes. A partir daí, sua estratégia pode seguir dois caminhos: disputar posição com os termos mais buscados, onde sua concorrência certamente também investe, ou captar tráfego de termos menos óbvios, mas que ainda assim têm ótimo volume de buscas.
Análise de picos de tendências
Em estratégias de conteúdo, é bastante comum ter uma base de assuntos bastante ampla, mas nem sempre há esforços disponíveis para explorar todas. Por isso, em muitos momentos é fundamental saber priorizar alguns desses temas. Naturalmente, é importante dar maior atenção aos termos e tópicos que mais têm gerado interesse no público.
Com o Google Trends, isso é possível graças à análise de picos de tendências. Por meio de uma observação de recorte temporal, você pode analisar qual é a tendência que está mais em alta, observando os picos que cada assunto e termo tem alcançado. Assim, sua estratégia pode ser ajustada de tempo em tempo, visando potencializar ao máximo o tráfego.
Como utilizar o Google Trends nas estratégias?
O Google Trends pode ser estrategicamente fundamental para o conteúdo do seu negócio. Em meio às possibilidades que a ferramenta oferece, saber explorar os recursos pode ser decisivo para captar os resultados certos.
A seguir, mostramos um pouco mais sobre como utilizar a ferramenta!
Pesquise os termos
Logo ao abrir o Google Trends, você encontrará uma homepage com algumas sugestões de assuntos que têm gerado interesse das pessoas. Essa apresentação mostrará também qual é a região em que o termo mais é buscado e qual é o recorte temporal dos dados ali mostrados. Basicamente, é isso que você encontrará toda vez que pesquisar algo.
Comece experimentando um termo qualquer ligado à sua empresa. Você vai encontrar um dashboard com possibilidades de filtragem variadas, identificando os principais campos como:
localidade (país);
recorte de tempo;
categorias;
local de pesquisa (web, YouTube, notícias, imagem e Google Shopping).
Além disso, há outros detalhamentos, como a progressão do volume de buscas ao longo do tempo selecionado por você no recorte temporal. Em seguida, há outros níveis ainda mais importantes — esses essenciais na hora de montar sua estratégia de conteúdo, que são:
assuntos relacionados (quem pesquisa pelo termo que você indicou também pesquisa por esses assuntos mostrados);
pesquisas relacionadas (assuntos correlatos que também são de interesse dessas pessoas).
Todo esse nível de informação pode ainda ser comparado, o que traz uma perspectiva mais aprofundada e interessante na hora de tomar decisões. Ao lado do termo que você utilizou, você pode inserir uma segunda opção e automaticamente, a comparação será mostrada na sua tela.
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