Google Trends | Entendendo como pode ajudar Sua empresa - Como Usar o Google Trends?

Google Trends | Entendendo como pode ajudar Sua empresa - Como Usar o Google Trends?

Para ficar mais simples a visualização das principais funções que o Google Trends oferece, separamos o que você precisa fazer para utilizar essa ferramenta da melhor forma possível. 


Amplie sua visão sobre o Google Trends:

Google Trends | Entendendo como pode ajudar a sua empresa - O que é e Como Funciona?

Google Trends | Entendendo como pode ajudar a sua empresa - Por que Usar essa Ferramenta?

Google Trends | Entendendo como pode ajudar Sua empresa - Como Usar o Google Trends?

Google Trends | Entendendo como pode ajudar Sua empresa - Como analisar as Informações?


Além de separarmos o que precisa fazer para utilizar o Google Trends, listei alguns recursos para os quais deve ficar atento para que o trabalho seja ainda mais completo.


Pesquise por um termo


A página inicial da ferramenta pode ser dividida em dois pontos principais: seu cabeçalho e seu corpo.


Google Trends | página inicial


No cabeçalho, na parte superior, você tem o acesso ao menu principal do Google Trends (o primeiro ícone no canto superior esquerdo) e à barra de pesquisa para explorar tópicos ou palavras-chave específicas.


Já no corpo da homepage, você confere alguns dos assuntos mais populares do dia, com a opção de filtrar os tópicos por categorias ou localização.


Vamos começar nossa análise pela funcionalidade mais famosa do Google Trends: a pesquisa por tópicos e palavras-chave. Na barra de busca da página inicial, nós digitamos “Marketing de Conteúdo” e esse é o resultado:


Google Trends | começando a análise



Filtre e compare com outras palavras

Logo na parte de cima do relatório sobre o nosso termo, é possível ver a opção de selecionar outros tópicos para comparar o volume de buscas e ver qual é mais popular. Se você clicar em “+ Comparar”, pode digitar qualquer outro termo e ver a relação entre ambos.


No menu debaixo, existem quatro opções de filtros e configurações para a sua pesquisa:


  • a primeira permite filtrar os dados com base na localização dos usuários;
  • a segunda define o intervalo do estudo (pode ser desde a última hora até 2004, com vários intervalos pré-definidos);
  • o terceiro campo permite filtrar pesquisas com base em categorias estabelecidas. É especialmente útil quando você procura por um termo que tem dois significados diferentes, como “programação”, que pode se referir ao conjunto de filmes em cartaz no cinema (na categoria Artes e Entretenimento), ou desenvolvimento de softwares (na categoria Computadores e Eletrônica);
  • a última opção permite selecionar a fonte dos dados: pesquisas no Google, Google Imagens, Google Notícias ou no Youtube.


Confira a relevância em diferentes regiões

Rolando a página, temos acesso a essa informação:


Google Trends | acesso a essa informação

Esse bloco de informação mostra o nível de interesse do tópico pesquisado nas sub-regiões da localização selecionada. Por exemplo, no nosso caso, buscamos pelo interesse de Marketing de Conteúdo no Brasil, então vemos o interesse no assunto dividido pelos nossos 27 estados (mais o Distrito Federal).


Na parte superior direita do bloco, é possível selecionar se você quer a subdivisão em estados ou cidades, baixar os dados em CSV (para planilhas de Excel), obter o código para incorporar a informação no seu site ou compartilhá-la nas redes sociais.


Consulte os termos que se relacionam


Na parte final do relatório, temos mais dois blocos com informações interessantes:

Google Trends | parte final do relatório

O da esquerda mostra tópicos que estão relacionados ao termo que foi pesquisado. Na nossa busca por “Marketing de Conteúdo”, por exemplo, vemos termos em ascensão como a Rock Content, SEO (Otimização para motores de busca), LinkedIn, Estratégias de Marketing e livros relacionados de Marketing de Conteúdo.


No lado direito, temos a lista de pesquisas feitas no Google relacionadas ao termo buscado. No nosso caso, a busca mais popular é “o que é marketing de conteúdo”.


Nos dois blocos temos a possibilidade de fazer o download dos dados, incorporá-los em nosso site e partilhá-los nas redes sociais. Além disso, podemos selecionar as informações entre os termos “Em ascensão” ou “Principal”. Ou seja: aqueles que ganharam relevância no período selecionado e os mais populares em números totais ao mesmo tempo.


Descubra as tendências de Pesquisa

A primeira função extra do Google Trends você já conhece, pois ela já apareceu na página inicial da ferramenta: é a Tendências de Pesquisa. Esse recurso permite acessar os principais assuntos pesquisados no Google na última hora. É possível filtrar as tendências por localização e conferir as pesquisas mais populares em tempo real pelo mundo.


Também é possível conferir as tendências de dias anteriores e se inscrever para receber notificações do Google pelo email com atualizações de hora em hora sobre os tópicos mais pesquisados.

Google Trends | conferir as tendências de dias anteriores e se inscrever para receber notificações do Google pelo email


Veja o que esteve em alta


Essa função é atualizada uma vez por ano, com um balanço geral dos principais assuntos dos últimos 12 meses. É possível fazer uma leitura mais completa da sociedade e ver os principais tópicos que foram buscados no Google durante o ano passado (e anteriores).

Google Trends | função é atualizada uma vez por ano



Saiba monitorar o desempenho do marketing


O Google Trends também pode ser utilizado para acompanhar a performance das suas estratégias e ações de marketing. A partir do acompanhamento do pico de popularidade dos seus produtos ou marca, é possível identificar se o seu Plano de Marketing está, de fato, gerando os resultados esperados. Lógico, esses dados não são definitivos, mas podem oferecer um direcionamento para os seus esforços.


A segmentação no Google Trends é tão eficiente que você ainda pode acompanhar o awareness da sua marca, ou seja, quais são as palavras que estão associadas à sua empresa. Esses termos relacionados podem ser produtos e serviços ou, até mesmo, críticas e dúvidas mais comuns. Tudo isso contribui para identificar quais são os pontos que devem ser aprimorados no seu planejamento.


Veja o que esteve em alta


Essa função é atualizada uma vez por ano, com um balanço geral dos principais assuntos dos últimos 12 meses. É possível fazer uma leitura mais completa da sociedade e ver os principais tópicos que foram buscados no Google durante o ano passado (e anteriores). Isso dá uma dimensão sobre os temas que podem ser trabalhados e aqueles que não vão gerar tanto resultado.


Usando o Google Trends com Blogs

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