DONUT PROJECT 2018 - O que Nós Desenvolvedores podemos Aprender com Michael Jordan


Quando pensamos no Michael Jordan, desenvolvimento de software definitivamente não vem à nossa cabeça.

 Série eBook Donut Projects: 

DONUT PROJECT: VBA - Projetos e Códigos de Visual Basic for Applications (Visual Basic For Apllication)eBook - DONUT PROJECT 2024 - Volume 03 - Funções Financeiras - André Luiz Bernardes eBook - DONUT PROJECT 2024 - Volume 02 - Conectando Banco de Dados - André Luiz Bernardes eBook - DONUT PROJECT 2024 - Volume 01 - André Luiz Bernardes



Michael Jordan foi seis vezes campeão da NBA e NBA Finals MVP. É um 14-NBA All-Star, foi o campeão de pontuação da NBA 10 vezes. E não podemos esquecer suas duas medalhas de ouro dos Jogos OlímpicosEle, indiscutivelmente, foi a melhor pessoa que já jogou basquete.


Essa experiência nos ensina que podemos aprender com qualquer pessoa. Michael Jordan não confiava em puro talento. Embora o talento tenha desempenhado um papel importante, ele não seria um atleta icônico sem seus princípios de trabalho duro, motivação e confiança. O que levou-me a procurar alguns aspectos que os Desenvolvedores de Software podem aprender com Michael Jordan.

Trabalho

A competitividade da Jordan era visível em todos os jogos que participou. Sua ética de trabalho é bem conhecida em todo o mundo dos esportes, levando o Chicago Bulls a construir uma equipe em torno da Jordan. Durante o processo, eles tiveram que trocar jogadores que não eram fortes o suficiente para competir com ele na prática.
Jordan jogou melhor que todos os outros porque ele era melhor em praticar. Tem sido citado como dizendo: "Sempre acreditei que se trabalhar com foco, os resultados virão". Até o final de sua carreira, Michael foi o primeiro a chegar ao ginásio e o último a sair. Para ajudar a melhorar sua defesa, ele passou horas extras estudando filmes de oponentes.
Ele não parou de aprender ou tentar melhorar por causa de suas realizações passadas. Isso permitiu que ele continuasse suas impressionantes performances recordistas.
Não há nenhum desenvolvedor de software de classe mundial que tenha alcançado sucesso sem trabalhar com focoHá muitas coisas que podemos fazer para melhorar como codificadores.
  • Podemos trabalhar em projetos de código aberto ou projetos de código que ampliam nossas habilidades.
  • Podemos reservar um tempo para adicionar testes unitários.
  • Podemos tentar aprender novas linguagens de programação.
  • Podemos até enfrentar desafios de codificação durante o tempo livre.
Quando feito de forma consistente, trabalhar com foco pode melhorar a si mesmo e levar ao sucesso.
Jordan faz com que jogar basquete pareça fácil, mas não é. Seu sucesso vem não só do talento, mas de horas e horas de trabalho no ginásio. Como desenvolvedores de software, precisamos também passar esse tipo de tempo trabalhando em nosso ofício.

Motive-se

Jordan amava muito o basquete, uma vez disse que era sua esposa. "Exige lealdade e responsabilidade, e isso me devolve a satisfação e a paz." Ele usou esse amor do jogo para levá-lo a ser um dos melhores de todos os tempos.
Esse impulso levou-o a performances icônicas, como o jogo em que participou enquanto lutava contra a gripe. Mesmo quando doente, ele liderou o Bulls para derrotar o Utah Jazz nas finais da NBA de 1997.
Quando você tem algo que motiva você como Jordan fez, ficará visível através do seu trabalho. O que te motiva a fazer seu trabalho?
Todos nós devemos encontrar algo que nos leve ao sucesso. Ser motivado pode alimentar a confiança e criar entusiasmo em nosso trabalho.
Como desenvolvedores de software, ser conduzido pode nos levar a dominar uma determinada tecnologia. Isso permitirá que nos concentremos em resolver problemas maiores e mais interessantes usando nossas habilidades.

Não fuja de Desafios

Jordan ficou conhecido durante toda a sua carreira por ser forte nos momentos decisivos. Durante os últimos 30 segundos de 25 jogos com os Bulls, Jordan acertou tiros ou lances livres. Isso inclui dois jogos finais da NBA e cinco outras competições de playoffs.

Ele não deixou a pressão do momento impedi-lo de tirar fotos de sucesso. Seu impulso e autoconfiança o empurraram durante esses momentos desafiadores. É importante que os desenvolvedores de software tenham um senso semelhante de autoconfiança. Quando confrontado com erros difíceis ou ciclos de liberação de alta pressão, pode ser a diferença entre sucesso e falha.

Reserve um momento e pense no que você deseja alcançar como desenvolvedor de software.


  • Você quer aprender uma nova linguagem de programação ou obter uma promoção?
  • Você quer se tornar um freelancer ou começar seu próprio negócio?
  • Você espera fazer isso acontecer um dia?


Se a resposta for não, pode ser a hora de começar a construir alguma autoconfiança.

John Sonmez tem ótimos vídeos sobre como construir confiança enquanto codifica e em sua vida pessoal que podem ajudar você a começar.


Tenha fé em si mesmo que, com tempo e esforço suficientes, alcançará seus objetivos. Lembre-se que toda vez que Jordan puxou um jumper, estava esperando a bola para entrar.

Falhar faz parte do Sucesso

Jordan nem sempre foi um vencedor. Falhas precoces vieram em seu time de basquete do ensino médio como um estudante de segundo ano. Mas esses não foram seus únicos fracassos.

A primeira vez que chegou aos playoffs da NBA, seu time, o Bulls, foi eliminado no primeiro round. Nos dois anos seguintes, os Bulls foram varridos pelo Boston Celtics. Nos três anos seguintes, eles foram derrotados pelos Detroit Pistons.

A essa altura, tudo o que Jordan conhecia era fracasso. Mas isso só o fez querer ser melhor. Ele dizia: “Posso aceitar o fracasso, todo mundo falha em alguma coisa. Mas não posso aceitar não tentar."

O fracasso tem um jeito de fazer as pessoas quererem desistir. Mas teve o efeito oposto em Jordan. Você pode achar útil começar a usar falhas como combustível para trabalhar mais.

Todos podemos aprender através do fracasso. Como você aprendeu a codificar? A maioria dos desenvolvedores de software começa com um programa "Hello World". Então aprendemos a sintaxe básica e começamos a criar algumas funções.

Todos nós nos deparamos com questões diferentes ao longo do caminho. Pode ser um desafio entender novos algoritmos. Ou podemos nos deparar com erros imprevistos ao tentar instalar um novo aplicativo.

Mas se continuarmos, um dia nos encontraremos escrevendo programas que resolvem problemas.

Continue aprendendo com seus fracassos e você se moverá na direção certa.


Perdi mais de 9.000 tiros na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. 26 vezes, confiaram em mim para fazer o tiro vencedor do jogo e perdi. Falhei repetidas vezes na minha vida. E é por isso que eu tive sucesso. ” - Michael Jordan

Estimule-se com Jordan

Não estou dizendo isso porque adoro jogar basquete ou possa recitar diálogos de Space Jam. Michael Jordan é ótimo por ter sido o melhor jogador de todos os tempos. Suas realizações na quadra são mais que suficientes para respaldá-lo, especialmente pelo modo como chegou lá e continuou a nos inspirar.

Como desenvolvedores de software, é bom lembrar que o talento é importante, mas ainda é necessário muito trabalho para se tornar realmente ótimo. Todos nós devemos nos esforçar para ser os melhores codificadores que podemos ser.

A maioria dessas anedotas da vida vem da biografia Michael Jordan: The Life, de Roland Lazenby. Se você gostou deste artigo e não leu esse livro, que tal verificá-lo. É uma leitura sólida, mesmo que você não seja um fã de basquete.

Como você pode mudar seus processos agora que conhece algumas das técnicas de Michael Jordan e seu nome ficou um pouco mais familiar?

Versão original de Saeed Gatson


Conheça também:

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Como Rastrear o Google Maps (Coordenadas Geográficas) no VBA Excel?

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Crie Acrônimos a partir de Strings de Texto

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Convertendo uma Matrix num Vetor - Convert Matrix to a Vector

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Como tornar o Formulário Transparente no MS Excel?

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Faça Buscas no Google a Partir da Célula do MS Excel - Search Google From a Cell

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Decompondo um Nome nas Dimensões de uma Matriz

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function: Extraindo o Último Sobrenome de um Nome Completo ou a Última Palavra de uma Frase

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function:  Extraindo o Segundo Nome de um Nome Completo ou a Segunda Palavra de uma Frase

DONUT PROJECT 2021 - VBA Function: Extraindo o Primeiro Nome ou  a Primeira Palavra de uma Frase


Série Piece of Cake


Séries Donut


Leia também:

eBook: Série DONUT PROJECT 2015: Projetos e Códigos de Visual Basic for Applications - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Top 10 Funções: Top 10 Funções VBA para o Microsoft Excel - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Funções Poderosas: 13 Funções Poderosas no MS Excel - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Visual Basic For Application: Criando Logs de acesso: Dicas e Códigos de Visual Basic for Applications - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série VBA Tips: Rastrei seus Dashboards, Scorecards, Reports, Relatórios, Planilhas e Aplicações - Dicas e Códigos - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Data Science: Big Data, Como? - Autor: André Luiz Bernardes

eBook: Série Smarter Analytic: 5 Previsões de Big Data - Autor: André Luiz Bernardes


Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias