O AIRBUS A380 foi desenvolvido e construído pela Airbus S.A.S. (EADS Systems), e é o maior avião comercial de passageiros da história. É frequentemente de Superjumbo e fez seu primeiro vôo experimental em 27 de abril de 2005 em Toulouse, França.
O AIRBUS A380 demorou mais de dez anos e custou cerca de 12 bilhões de euros ou (R$ 35,1 bilhões) para ser desenvolvido.
Com 80 metros de envergadura, dois andares e capacidade para 555 passageiros (pode chegar a 850 em configuração de classe econômica), o novo avião da francesa Airbus superou o top de linha da Boeing. A americana tinha até hoje o maior avião comercial, com capacidade para 416 pessoas (ou até 524 em configuração de classe econômica). O avião da Boeing pode voar 13.450 quilômetros sem escala. Já o AIRBUS A380 alcança 15 mil quilômetros.
Vôos teste com passageiros
4 de Setembro de 2006 - Um AIRBUS A380 com 474 funcionários da EADS fez seu primeiro vôo com passageiros partindo e retornando para a cidade de Toulouse na França com objetivo de verificar os serviços de bordo.19 de março de 2006 - Um A380 com 483 passageiros incluindo funcionários da EADS, Lufthansa e jornalistas fez seu primeiro vôo para os Estados Unidos. Objetivo foi ajustar os sistemas de vôo com as diversas escalas.
Vôos teste com passageiros
O vôo inaugural do AIRBUS A380 foi realizado no dia 25 de outubro de 2007, entre Singapura e Sydney.Decolou do aeroporto de Changi às 08:16 (01:16 GMT), com 455 passageiros a bordo, e pousou em Sydney às 8:23 (GMT).A Singapore Airlines vendeu os bilhetes do voo num leilão de beneficência e doou os cerca de 2 milhões de dólares (1,4 milhões de euros) recebidos à Associação do Câncer de Pulmão de Singapura, a dois hospitais infantis de Sydney e à organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras.
O AIRBUS A380 incorpora 30 anos de inteligência aplicada em inovação pela Airbus nos seus novos produtos. O resultado é um avião de passageiros no topo da escala em termos de eficácia operacional, eficiência e rentabilidade.
O double-deck jetliner trouxe reduções significativas de peso pelo uso de materiais avançados, os quais compõem 25 por cento da sua estrutura, além de benefícios de confiabilidade, peso e custo dos novos sistemas. Por exemplo o sistema hidráulico que opera em um nível de pressão de 5.000 psi.
Ao produzir apenas cerca de 75g de CO2 por passageiro por quilômetro - o que está bem abaixo dos limites internacionais atuais - o A380 também está apoiando o compromisso do setor de transporte aéreo para minimizar as emissões de gases que causam o efeito estufa.
O A380 no Brasil
A estreia do gigante em aeroportos brasileiros aconteceu no dia 10 de dezembro de 2007 no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, vindo de Buenos Aires onde se apresentou às Aerolinhas Argentinas, a qual adquiriu 3 aeronaves.No primeiro dia da visita, foi demonstrado o interior do AIRBUS A380 para convidados, deixando surpreendidos todos os passageiros e funcionários do GRU. A aeronave fez um vôo de demonstração para jornalistas e empresários no dia 11 de dezembro até a cidade de Curitiba no Aeroporto Internacional Afonso Pena (sem executar procedimentos de aproximação e pouso, permanecendo no marcador externo da terminal CWB) em um total de 1 hora e 50 minutos.Já a segundo visita, ocorreu no dia 22 de março de 2012, tocando o solo às 00h02. A aeronave de prefixo F-WWDD veio para um evento promocional da Airbus.Várias companhias Emirates Airlines, Lufthansa, Air France e British Airways que fazem constante uso do Aeroporto de Guarulhos demonstraram interesse em operá-lo em suas rotas para o Brasil, porém serão necessárias alterações nas pistas, o que, segundo as mesmas, dificilmente será objeto de utilização antes de 2011.Em setembro de 2011, a Infraero autorizou a Emirates Airlines a operá-lo em Guarulhos após um pedido formal da empresa para isso. Na época, técnicos fizeram inspeções na pista para verificar se ela poderia atender com segurança a aeronave e a única restrição foi que, devido ao tamanho da pista, há necessidade de se desligar os motores externos do superjumbo no momento do pouso.Com dois motores de cada lado e envergadura de quase 80 metros, o Airbus A380 deveria operar em pistas de categoria F pelos padrões da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), 60 metros de largura e outros 7,5 metros de escape em cada lado (até 80 metros de envergadura). Estas pistas existem em poucos lugares do mundo, em especial no Oriente Médio. Já as pistas brasileiras, como Guarulhos, são de categorias E, com 45 metros de largura e mais 7,5 metros de acostamento em cada lateral (até 65 m de envergadura).Para que o pouso seja realizado com tranquilidade, a restrição é de que os motores do lado externo sejam desligados no momento do pouso para evitar que haja sucção de algum material, diz a Infraero.Autoridades aeronáuticas européias certificaram operações do Airbus A380 em pistas E ao redor do mundo desde que obedecido este procedimento, que não interferiria na quantidade de carga ou de passageiros transportados.A Emirates Airlines queria descer com o Airbus A380 em Guarulhos às 18h e decolar às 2h, um horário não compatível com o grande volume de voos no aeroporto. A contraproposta da Infraero foi para o superjumbo pousar uma hora mais tarde do previsto.As negociações se arrastaram e a previsão da empresa iniciar os voos com o Airbus A380 estimada para março de 2012, foi adiada para o segundo semestre deste, conforme a Infraero.
A Airbus Industrie confirmou o desenvolvimento de uma versão de maior alcance do seu atual Airbus A380-800, para uso pela British Airways. O aparelho teria peso máximo de decolagem superior (573 toneladas) e autonomia 190 Km superior, podendo voar a distâncias de até 15360 Km. As entregas desses aviões está prevista para 2013.
Dados ambientais do A380 da Emirates
O Airbus A380 da Emirates consome até 20% menos combustível por poltrona do que seu concorrente mais próximo.Este é o avanço mais considerável na redução do consumo de combustível e emissões em quatro décadas.Menor consumo de combustível significa menos emissões de CO2. O Airbus A380 da Emirates produz menos de 75g de CO2 por passageiro quilômetro, quase metade da meta de emissões europeias para carros fabricados a partir de 2008.O Airbus A380 usa uma série de materiais leves que correspondem a 25% da sua estrutura.Os motores Engine Alliance GP7200 atendem confortavelmente os novos padrões rígidos de nível de ruído ICAO Stage Four.A frota da Emirates, incluindo os Airbus A380 possuem uma eficiência de combustível de 30%, superior a média global da ICAO.Aeronaves maiores significam menos decolagens e aterrissagens (em relação aos passageiros, isto seria o equivalente a voar em até sete tipos de aeronaves menores, para algumas versões do Emirates Airbus A380).A Emirates continua a trabalhar lado a lado com a Airbus para reduzir ainda mais o peso dos Airbus A380s no futuro.A média de idade da frota da Emirates é menos da metade da média de idade da frota de muitas companhias aéreas europeias, o que significa que a tecnologia mais moderna e as inovações em eficiência são características das nossas aeronaves.
Tags: Infochart, Infographic, Infográfico, gráfico, Airbus A380, Boeing, avião, airplane, A380, double-deck, jetliner, S.A.S., EADS, Aerolinhas Argentinas, Emirates Airlines, Lufthansa, Air France e British Airways, Infraero, British Airways, ICAO,
Veja outros códigos:
Leia também:
Conheça também:
Série Piece of Cake
- PIECE OF CAKE - MS Excel - Zipando - Compacte no formato Zip
- PIECE OF CAKE - MS Excel - Zipando - Escolha os Arquivos a Compactar
- PIECE OF CAKE - MS Excel - Zipando - Escolha uma Pasta e Compacte
- PIECE OF CAKE - MS Excel - Zipando - Compacte Todos os Arquivos da Pasta
- PIECE OF CAKE - MS Excel - Zipando - Compacte a Planilha Atual
- PIECE OF CAKE - MS Excel - Zipando - Compacte e Envie por e-Mail
- PIECE OF CAKE - Connecting to Oracle 12g with Excel VBA
- PIECE OF CAKE - Extract Path From String
- PIECE OF CAKE - Detecta se Arquivo Existe
- PIECE OF CAKE - MS Excel - Finding Last Row
- PIECE OF CAKE - Obtendo Endereço IP
- PIECE OF CAKE - Criando Arquivo Texto Externo
- PIECE OF CAKE - Criando Tabelas no SQL Server a partir do MS Excel
- PIECE OF CAKE - Notação Húngara
- PIECE OF CAKE - Usando Stored Procedures
- PIECE OF CAKE - Microsoft Access - Removendo Prefixo das Tabelas
- PIECE OF CAKE - MS Access e MS Word - Técnica de Automação
- PIECE OF CAKE - MS Access - 5 Formas Manuais de Reparo
- PIECE OF CAKE - Correção de Métricas
- PIECE OF CAKE - Convertendo Texto em Imagem
- PIECE OF CAKE - Excel - Manipule o Google Maps em sua Planilha
- PIECE OF CAKE - VBA Excel - Traduzindo Planilhas - Google Translate API
- PIECE OF CAKE - Defina a Latitude e a Longitude
Séries Donut
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 12 - Aumente sua Produtividade
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 11 - Os Benefícios do Controle de Versão
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 10 - Loop For-Each
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 09 - Método Count
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 08 - Referenciando Ranges
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 07 - Amostra de Macro
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 06 - Recursos Adicionais
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 05 - Gravando a Primeira Macro
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 04 - Opções de Solução
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 03 - Requisitos e Preparação
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 02 - Continua Cético
- DONUT PROJECT 2018 - VBA - 01 - Maximizando Sua Eficiência
- DONUT PROJECT 2018 - Excel - Gravando Macro Altere SELECT por RANGE
- DONUT PROJECT 2018 - O que Desenvolvedores Aprendem com Michael Jordan
- DONUT PROJECT 2018 - Excel - Macros - Mudando o Mindset
- DONUT PROJECT 2018 - Excel - Acelerando Macros
- DONUT PROJECT 2015 - Extraindo e-Mails
- DONUT PROJECT 2015 - Função - Extraindo Elementos da String
- DONUT PROJECT 2015 - Função - Retornando Nº de ocorrências de um Caractere
- DONUT PROJECT 2015 - Função - Retorna Conteúdo Delimitado por 2 Caracteres
- DONUT PROJECT 2015 - Função - Retorna Apenas o Conteúdo Entre Parênteses
- DONUT PROJECT 2015 - Função - Extrai Conteúdo entre Parênteses
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Report Layout
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Grand Totals - Inserindo Totais na Tabela Dinâmica
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Mudando a Fonte de Dados da Tabela Dinâmica
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Aplicando Refresh em Tabelas Dinâmicas
- DONUT PROJECT 2015 - Como Manter Informações parcialmente Anônimas
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Limpando o Filtro da Tabela Dinâmica
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Criando Filtros Múltiplos na Tabela Dinâmica
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Criando Filtro de Relatório na Tabela Dinâmica
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Remover Campos Calculados da Tabela Dinâmica
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Remover Campos da Tabela Dinâmica
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Adicionar Campos Calculados na Tabela Dinâmica
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Apagar todas as Tabelas Dinâmicas
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Apagar Tabela Dinâmica Específica
- DONUT PROJECT 2015 - Adicionar Rodapé de Confidencialidade no Office
- DONUT PROJECT 2015 - Excel - Criando uma Tabela Dinâmica
- DONUT PROJECT - Use os add-ins do MS Excel e dê um salto em sua performance
- DONUT PROJECT - VBA - Automatize o Outlook para enviar um e-mail com anexo
- DONUT PROJECT - VBA - Outlook - Salvando arquivos anexados nos e-mails
- DONUT PROJECT - VBA - Criando uma Matriz de Datas MAT - Moving Annual Total
- DONUT PROJECT - VBA - Excel - Atualize Tabelas Dinâmicas
- DONUT PROJECT - VBA - Excel - Removendo os Caracteres Alfabéticos e Especiais
- DONUT PROJECT 2014 - VBA - Access - Criando uma Query com Parâmetros
- DONUT PROJECT 2014 - VBA - Access - Atualizando o conteúdo de uma Query
- DONUT PROJECT - VBA - Access - Saiba o Número de Registro de cada tabela
- DONUT PROJECT - VBA - Access - Extraia Dados sem Problemas de TIMEOUT
- DONUT PROJECT - VBA - Access - Lista o Tamanho de Todas as Tabelas
- DONUT PROJECT - VBA - Excel - Populando um ListBox no seu Formulário
- DONUT PROJECT - VBA - Excel - Importando arquivos CSV
- DONUT PROJECT - VBA - Excel - Deletando Conexões de Dados
- DONUT PROJECT - VBA - Excel - Obtendo o Nome da Planilha sem a Extensão
- DONUT PROJECT - VBA - WORD - Exportação Automatizada - DOC para PDF
Comente e compartilhe este artigo!
brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário